Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto estimula a leitura como um meio de enriquecimento pessoal e cultural, incentivando o hábito e o prazer pela leitura | Divulgação
São Paulo sediará o projeto 'Bibliodiversidade', que ocorre na cidade nesta quinta (29/5) e sexta-feira ( 30/5), com a entrega de bibliotecas itinerantes, brinquedos educativos e oficinas de mediação de leitura.
Continua depois da publicidade
A proposta das ações inclui confeccionar e distribuir estruturas de bibliotecas com obras literárias a respeito da cultura afro-brasileira, povos indígenas e conhecimentos gerais, além de brinquedos educativos e oficinas de mediação de leitura para educadores.
Este projeto quer deixar um legado duradouro ao integrar estruturas que incorporam materiais culturais, educativos e lúdicos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e inclusivo.
Além disso, busca acabar com a violência contra povos indígenas e negros ao ampliar a consciência sobre nossa diversidade e fortalecer a sustentabilidade por meio das visões de mundo dos povos indígenas brasileiros.
Continua depois da publicidade
Também contribui para a implementação da Lei n.º 10.639, que há 20 anos estabeleceu o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira, oferecendo uma educação abrangente por meio de oficinas formativas e lúdicas, com a diversidade como eixo central.
Ensinar a cultura afro-brasileira para crianças é essencial para promover a igualdade e o respeito, ajudando a preservar a identidade cultural e a fortalecer a autoestima.
Esse ensino enriquece o conhecimento geral, combate estereótipos e preconceitos, e inspira criatividade e inovação ao explorar a rica herança cultural.
Continua depois da publicidade
Além disso, contribui para uma compreensão mais justa e inclusiva da sociedade, preparando as crianças para se tornarem cidadãos mais empáticos e respeitosos.
A iniciativa aborda temas fundamentais para a inclusão e o desenvolvimento cultural e educativo.
Em primeiro lugar, busca democratizar o acesso a conteúdos culturais e pedagógicos que promovem a diversidade, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado e compreensão.
Continua depois da publicidade
Também estimula a leitura como um meio de enriquecimento pessoal e cultural, incentivando o hábito e o prazer pela leitura.
Além disso, o projeto se dedica à estruturação e melhoria de espaços destinados ao atendimento de crianças e jovens que se encontram em condições precárias, visando oferecer um ambiente mais adequado e acolhedor para seu desenvolvimento.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Bibliodiversidade’ tem a produção da Incentivar Fomento de Projetos, apoio da Komedi Projetos e SSP Produções, com patrocínio da Lubrizol e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Continua depois da publicidade
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.
Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural, e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.
Continua depois da publicidade
Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade