Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Imagem ilustrativa do Bonde São Paulo passando sob o viaduto Santa Ifigênia | Divulgação/PMSP
A Prefeitura de São Paulo contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para desenvolver o anteprojeto do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do centro da cidade, chamado de Bonde São Paulo.
Continua depois da publicidade
O sistema terá um valor estimado de R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada. Cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas e a tarifa estimada será de R$ 2,20.
O VLT terá duas linhas, 27 estações e transportará até 134 mil pessoas por dia.
Ainda em fase de estudo, o documento do contrato contém os mapas das duas linhas, as localidades estimadas e nomes das futuras estações, que ainda poderá ser modificado.
Continua depois da publicidade
A primeira linha chamará Sibipiruna, passa em frente às estações metroferroviárias e irá operar em sentido único, portanto, apenas um trilho operando de forma circular.
A Jequitibá também será circular, porém, com trens nos dois sentidos, possibilitando ao passageiro escolher a direção que deseja ir, passando perto de terminais de ônibus e pontos importantes do centro histórico e de comércio.
Esta linha irá contar com um total de 14 estações, passando pela região da Luz, Largo do Paissandú, Bom Retiro, Duque de Caxias e entre outras.
Continua depois da publicidade
Ainda nesta linha, o passageiro estará próximo das estações Júlio Prestes da Linha 8-Diamante, Luz da CPTM e das linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. Veja o nome das estações:
Operando com via dupla, portanto nos dois sentidos e trilhos separados, a Jequitibá passará pelo Anhangabaú, Parque Dom Pedro II, região da Sé e também na Rua 25 de Março, sendo possivelmente a linha mais movimentada.
Serão 25 estações somando os dois sentidos, com algumas delas atendendo apenas em uma direção, pois um trecho da linha 2 será com as vias em ruas diferentes, como na região da 25.
Continua depois da publicidade
As estações serão as seguintes:
Sentido horário
Sentido anti-horário
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade