Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Movimentação em rua do Brás na madrugada desta segunda-feira | Reprodução/TV Globo
Algumas ruas do bairro do Brás, um dos pontos mais importantes de comércio popular da cidade, já não tinham lugares para estacionar às 3h desta segunda-feira pelo alto número de carros e pessoas. O local também voltou a receber as excursões dos lojistas de fora de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Desde a reabertura do comércio, na quarta-feira (10), autorizada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), há registros de aglomerações e falhas no cumprimento das regras sanitárias determinadas pela gestão municipal. Pelo protocolo, os comércios podem funcionar apenas 4h por dia, e devem intensificar medidas de higiene, distanciamento e controle de fluxo.
Em entrevista ao Bom dia SP, da “TV Globo”, a comerciante Roberta Amaral disse que voltou a frequentar o Brás após a reabertura oficial do comércio, na semana passada. "A gente está acostumado a vir todo mês, às vezes duas vezes por mês, mas desde quando começou isso [quarentena], a gente não está vindo mais. Aí agora foi liberado algumas lojas, a gente conseguiu vir".
A comerciante Adriana Maria Figueiredo saiu de Niterói, no Rio de Janeiro, para fazer as compras no centro de São Paulo. Ela garantiu que os passageiros respeitaram o distanciamento social."Um a cada 2 bancos. [Havia] 22 pessoas no total", disse à “TV Globo”.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, as ações de fiscalização são realizadas por 20 equipes durante dois turnos, em conjunto com a PM.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade