Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Distribuição começa imediatamente, com prioridade para São Paulo, estado que concentra o maior número de ocorrências | Paulo Pinto/Agência Brasil
O Brasil recebeu nesta quinta-feira (9/10) a primeira remessa de 2,5 mil unidades de Fomepizol, medicamento usado como antídoto para intoxicação por metanol, substância tóxica frequentemente encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.
Continua depois da publicidade
O lote desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e será distribuído pelo Ministério da Saúde, com prioridade para o estado de São Paulo, que concentra o maior número de ocorrências.
O número de mortes confirmadas por intoxicação por bebida alcoólica “batizada” com metanol no estado paulista subiu para cinco, segundo o boletim divulgado pelo governo na quarta-feira (8/10).
A região receberá 288 unidades. Outros estados com casos confirmados de intoxicação também serão contemplados:
Continua depois da publicidade
A distribuição continuará nesta sexta-feira (10/10) e alcançará todo o território nacional, inclusive estados que ainda não notificaram casos.
Mil unidades do antídoto serão mantidas em estoque estratégico, disponíveis para envio, conforme a evolução da situação em cada localidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a alocação das doses foi feita com base em dados demográficos do último Censo, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os estados poderão solicitar reforços conforme a demanda local.
Continua depois da publicidade
Além do Fomepizol, equipes de saúde poderão utilizar o etanol farmacêutico, que também atua no bloqueio dos efeitos tóxicos do metanol. Este tipo de etanol pode ser administrado antes mesmo da confirmação por exames, mas requer prescrição e acompanhamento médico. Seu uso indiscriminado pela população é contraindicado.
Para reforçar os estoques do SUS, o governo receberá uma doação de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico da empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos. A remessa se somará às 4,3 mil unidades já disponíveis nos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade