Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aeroporto de Brasília funciona como importante hub nacional | Divulgação/Aeroporto de Brasília
O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek (BSB) conquistou a 4ª colocação no ranking AirHelp Score 2025, que avalia os melhores aeroportos do mundo.
Continua depois da publicidade
O levantamento, que ouviu 13,5 mil usuários, considera critérios como pontualidade dos voos, qualidade do serviço prestado e variedade de lojas e restaurantes. No caso de Brasília, a pontualidade foi o principal diferencial, com nota 8,6, sendo determinante para a boa colocação no ranking.
Apesar da posição de destaque, ele foi o único aeroporto brasileiro a figurar no top 10, mostrando a queda de desempenho do País na lista, que, em anos anteriores, já teve até quatro terminais entre os melhores.
Localizado no centro geográfico do Brasil, o aeroporto funciona como um importante hub nacional, sendo o único no Brasil com voos diretos para todas as 26 capitais estaduais.
Continua depois da publicidade
Essa capacidade, somada às conexões internacionais para destinos como Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá, Lisboa, Miami e Orlando, reforça o papel estratégico do terminal para o turismo e os negócios.
Com mais de 14,8 milhões de passageiros por ano, Brasília é o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil, atrás apenas de Guarulhos e Congonhas.
Ainda assim, mantém indicadores de qualidade elevados: nota 8,6 em pontualidade, 8,3 em satisfação dos passageiros e 8,2 na oferta de alimentação e lojas. Os índices renderam ao terminal uma média geral de 8,47 pontos e a conquista de uma posição a mais em relação ao ranking anterior.
Continua depois da publicidade
O terminal conta com 120 mil metros quadrados, áreas de embarque amplas, sinalização eficiente e tempo médio de espera reduzido. Desde a concessão à iniciativa privada em 2012, o aeroporto passou por melhorias em conforto térmico das áreas comuns, limpeza dos ambientes, segurança operacional e atendimento ao público.
Nos últimos anos, o aeroporto também apostou em tecnologia e sustentabilidade. Oferece wi-fi gratuito, sistemas de autoatendimento, e vem implementando ações como o uso de energia solar e projetos de gestão de resíduos.
O local também possui um mix variado de lojas e restaurantes, algumas de grandes redes internacionais a marcas regionais, além de áreas de descanso e espaços pensados para quem faz conexões longas.
Continua depois da publicidade
Outro destaque nacional foi o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém, que aparece na 13ª posição global. Embora tenha caído quatro posições em relação ao ano passado, está entre os mais bem avaliados do mundo.
A edição 2025 também trouxe algumas surpresas, como o salto de 23 posições do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que agora ocupa o 17º lugar. Já o Aeroporto de Porto Alegre, fortemente impactado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, despencou para a 216ª posição mundial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade