Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Avião pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais | Divulgação/FAB/Ilustrativa
O Brasil recebeu, na noite desta quarta-feira (10/9), um avião com 54 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O número de deportados já passa de 1,8 mil.
Continua depois da publicidade
A 21ª operação humanitária, que ocorria desde fevereiro, chegou ao fim por volta das 22h20, quando o avião pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A maioria dos passageiros era composta por homens desacompanhados (74% do total), com faixa predominante de adultos em idade produtiva.
Também desembarcaram três crianças de até 14 anos, e duas pessoas idosas, com 60 anos ou mais, segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
No contexto da emissão de vistos, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou uma nova política de imigração voltada para estudantes interessados em entrar em território estadunidense.
Em julho, a embaixada também publicou uma nota para os torcedores que pretendem viajar ao país para assistir à Copa do Mundo em 2026 e ainda não tiraram o visto.
Os Estados Unidos, Canadá e México sediarão o maior torneio de futebol do planeta e entraves entre Brasil e Trump chamam a atenção do mundo.
Continua depois da publicidade
O cenário mundial imigratório esteve bem movimentado nos últimos meses, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos.
Em Portugal, uma Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef) entrou em vigor e poderá expulsar brasileiros em situação irregular no país.
Já na Itália, a Câmara italiana aprovou em maio o decreto-lei que impõe restrições a pedidos de cidadania por descendentes nascidos no exterior.
Continua depois da publicidade
A norma vigente até então era a Lei de Cidadania de 1992, que não estipulava um limite de gerações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade