A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 12 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Brasileiros deportados retornam dos Estados Unidos após nova operação

Mais de 20 operações humanitárias já repatriaram 1,8 mil brasileiros do exterior

Lucas Souza

11/09/2025 às 21:50  atualizado em 11/09/2025 às 21:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avião pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais

Avião pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais | Divulgação/FAB/Ilustrativa

O Brasil recebeu, na noite desta quarta-feira (10/9), um avião com 54 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O número de deportados já passa de 1,8 mil.

Continua depois da publicidade

A 21ª operação humanitária, que ocorria desde fevereiro, chegou ao fim por volta das 22h20, quando o avião pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Passageiros

A maioria dos passageiros era composta por homens desacompanhados (74% do total), com faixa predominante de adultos em idade produtiva.

Também desembarcaram três crianças de até 14 anos, e duas pessoas idosas, com 60 anos ou mais, segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Agência Brasil.

Continua depois da publicidade

Brasileiros nos EUA

No contexto da emissão de vistos, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou uma nova política de imigração voltada para estudantes interessados em entrar em território estadunidense.

Em julho, a embaixada também publicou uma nota para os torcedores que pretendem viajar ao país para assistir à Copa do Mundo em 2026 e ainda não tiraram o visto.

Os Estados Unidos, Canadá e México sediarão o maior torneio de futebol do planeta e entraves entre Brasil e Trump chamam a atenção do mundo.

Continua depois da publicidade

Política de imigração mundial

O cenário mundial imigratório esteve bem movimentado nos últimos meses, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos.

Em Portugal, uma Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef) entrou em vigor e poderá expulsar brasileiros em situação irregular no país.

Já na Itália, a Câmara italiana aprovou em maio o decreto-lei que impõe restrições a pedidos de cidadania por descendentes nascidos no exterior.

Continua depois da publicidade

A norma vigente até então era a Lei de Cidadania de 1992, que não estipulava um limite de gerações.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados