Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Celular | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021", conduzido pelo fundo de venture capital Atlantico mostra que uma das principais novidades da transformação digital acelerada pela pandemia da Covid-19 (e a consequente necessidade de distanciamento social) foi a preferência dos brasileiros que possuem contas em bancos tradicionais e digitais em movimentar seu dinheiro por meio dos novos bancos.
Continua depois da publicidade
Em julho de 2021, de acordo com uma análise feita pela empresa Guiabolso com base em 6 milhões de usuários, 52% dos usuários com contas em mais de um banco preferiram movimentar suas finanças por meio dos bancos digitais, contra 48% dos que quiseram utilizar mais modelos tradicionais, com agências físicas. No mesmo período do ano passado, esse cenário era de ampla vantagem para os bancos tradicionais: 65% contra 35% dos que preferiam os neobanks.
O movimento de digitalização dos bancos é algo que deve ser ampliado nos próximos anos. É o que acredita o managing partner do Atlantico, Julio Vasconcellos. "Os consumidores têm buscado alternativas para facilitar suas vidas e os bancos e meios de pagamento digitais têm oferecido mais artifícios para agilizar a rotina das pessoas", comenta Vasconcellos.
Continua depois da publicidade
A revolução dos pagamentos digitais
Segundo o relatório do Atlantico, na América Latina, o Brasil lidera a quantidade de pessoas que têm preferido pagar suas contas com cartão, seja por débito ou crédito, em comparação com o dinheiro. Enquanto em países como México e Peru as compras em dinheiro representam 86% e 85% das movimentações, respectivamente no Brasil esse número é de apenas 65%.
Essa mudança de paradigmas nos pagamentos acompanha o aumento de quase 5 vezes nos pagamentos feitos sem contato no último ano. No primeiro quadrimestre de 2020, menos de R 4 bilhões eram movimentados por esse método. Já no mesmo período de 2021, as movimentações contactless já representam R 18.6 bilhões.
Continua depois da publicidade
A preferência dos brasileiros por meios de pagamento sem contato e de forma digital também se reflete no sucesso do PIX. De novembro de 2020 a julho de 2021, as movimentações nesta modalidade aumentaram em 2546% no Brasil. No México, o sistema CoDi, algo semelhante ao PIX brasileiro, teve aumento de transações de apenas 37%.
Outro dado importante é que as transações por PIX têm ganhado espaço dentro das empresas. Em novembro de 2020, apenas 13% das companhias adotavam esse modelo, seja em pagamentos de empresas para empresas, empresas para pessoa física ou ao contrário. Em junho de 2021, 27% das movimentações já são feitas com pelo menos uma empresa envolvida.
O relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021"
Continua depois da publicidade
O avanço tecnológico na América Latina já vinha acontecendo com o passar dos anos. Os investimentos de capital, tanto de empresas locais como de companhias de outros países, era realidade, tanto que as perspectivas do setor vinham sendo otimistas. A pandemia da covid-19 traçou um novo panorama para os países dessa região, que nos próximos anos devem ser impactados positivamente cada vez, como mostra o relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021", divulgado pelo fundo de venture capital Atlantico no dia 20 de setembro.
O documento aborda diversos aspectos da evolução tecnológica na América Latina, levando em consideração todo o fator pandêmico, abrangendo sua análise para diferentes setores que passam pelo processo de transformação digital.
O documento completo, contendo todas as informações obtidas pela equipe do Atlantico, pode ser acessado no site oficial da empresa.
Continua depois da publicidade
Atlantico é um fundo de venture capital que investe em empresas de alto crescimento na América Latina. O fundo é liderado por Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano e primeiro representante do Facebook no Brasil. O fundo faz parte da mesma firma de investimentos do fundo Canary.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade