Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Defesa Civil informa que o fim de semana será marcado por queda acentuada na umidade relativa do ar | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O fim de semana em São Paulo vai ser marcado por dias quentes, mas a chegada de um ciclone extratropical deve ameaçar a mudança do clima nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo, os próximos dias terão predomínio de sol e elevação da temperatura, com valores acima dos 30°C durante as tardes e redução dos índices de umidade do ar.
Apesar disso, as simulações mais recentes indicam pancadas de chuva no decorrer da próxima segunda-feira (22/9), primeiro dia da primavera, que começa às 15h19, horário de Brasília.
Esta sexta-feira (19/9) segue com predomínio de sol entre poucas nuvens e termômetros em média na casa dos 26°C. No fim da tarde a nebulosidade aumenta um pouco mais, por conta da infiltração da brisa marítima, mas não há previsão de chuva.
Continua depois da publicidade
A previsão já indicava que esta última semana do inverno seria marcada por uma intensa onda de calor que promete elevar as temperaturas em uma vasta extensão do Brasil.
A Defesa Civil do Estado também informa que o fim de semana será marcado por uma queda acentuada da Umidade Relativa do Ar (URA), com índices críticos inferiores a 20% em diversas localidades e alguns pontos podendo atingir valores próximos a 12% no domingo (21/9).
Essas condições favorecem a intensificação da sensação de calor e abafamento, além de aumentar o risco para incêndios florestais e queimadas em áreas de vegetação. Por essa razão, o gabinete de crise da Operação SP Sem Fogo continua mobilizado até domingo (21), monitorando todas as regiões do estado.
Continua depois da publicidade
O sábado (20/9), será marcado por tempo aberto, com predomínio de sol entre poucas nuvens desde o amanhecer. Os percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 33%. A nebulosidade aumenta no fim da tarde com a chegada da brisa marítima, o que pode gerar uma chuva isolada e de curta duração.
Mínima: 18°C
Máxima: 31°C
No domingo (21/9), o cenário atmosférico será bastante semelhante, porém apresentando um ambiente pré-frontal, ou seja, aproximação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano.
Continua depois da publicidade
As taxas de umidade do ar entram em declínio nas horas mais quentes, com valores mínimos na faixa dos 30%. Durante a noite a nebulosidade aumenta, mas a probabilidade de chuva é bastante remota.
Mínima: 20°C
Máxima: 32°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade