Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto aprovado pela Câmara de Taboão da Serra foi encaminhado de volta à prefeitura, para sanção do prefeito Aprígio | /Ian de Freitas/PMTS
Os vereadores de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, aprovaram nesta terça-feira a participação da cidade no consórcio nacional de municípios que estão se reunindo para a compra de vacinas diretamente com os fabricantes. A proposta foi enviada pelo prefeito Aprígio.
Continua depois da publicidade
O projeto foi enviado em regime de urgência para a Câmara Municipal, que debateu a necessidade de implementar políticas públicas municipais que ajudem no combate à pandemia. O documento também prevê outras “finalidades de interesse público relativas à aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde”.
Agora, o projeto aprovado será encaminhado de volta à prefeitura, que, após sancionada, se converterá em um contrato de consórcio público. O valor que será investido para a futura aquisição das vacinas será determinado após os municípios conseguirem negociar com os fabricantes internacionais ou nacionais a aquisição das doses.
Para o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Carlinhos do Leme, a Câmara Municipal vem dando respostas com agilidade no combate a pandemia. “O mundo e o Brasil vivem um momento delicado, talvez um dos mais difíceis das últimas décadas. Estamos trabalhando para dar uma resposta efetiva para os desafios que estamos enfrentando”, disse.
Continua depois da publicidade
Votaram a favor do projeto os vereadores Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, André Egydio, Celso Gallo, Érica Franquini, Joice Silva, Luzia Aprígio, Manoel Nezito, Marcos Paulo, Enfermeiro Rodney, Dr. Ronaldo Onishi e Sandro Ayres. O presidente Carlinhos do Leme só vota em caso de empate, mas mesmo assim ele se manifestou a favor da proposta.
Colapso
Onze pacientes morreram esperando por um leito de UTI em Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo. De acordo com a prefeitura, da última sexta-feira (5) até a noite desta segunda-feira, 11 pessoas, com idade entre 95 e 46 anos, foram a óbito. No momento, o município dispõe apenas de leitos de suporte ventilatório e enfermaria instalados na UPA Akira Tada, referência para casos de Covid-19 na cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade