Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ave foi registrada quando desceu ao solo da floresta | Reprodução/Projeto Onças do Iguaçu
Imagens obtidas por armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu registraram uma águia rara da espécie uiraçu (Morphnus guianensis) no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.
Continua depois da publicidade
O flagrante foi divulgado nesta semana, mas a gravação em si foi feita durante o monitoramento por câmeras do Projeto Onças do Iguaçu, que faz minucioso trabalho de monitoramento da fauna da unidade, registraram quando a ave desceu ao chão da floresta.
É um registro considerado inédito na unidade de conservação e confirma a ocorrência da espécie ameaçada de extinção. O uiraçu pode ser encontrado do México ao nordeste da Argentina. No Brasil, a espécie é predominante na Amazônia.
Em alguns estados brasileiros, é classificada como em risco crítico de extinção e, em outros, já foi extinta, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Embora seja frequentemente confundida com o gavião-real/harpia (Harpia harpyja), a espécie pertence a um gênero diferente, o Morphnus.
No País, o uiraçu é a única águia com mais de um padrão de plumagem, resultado de variações genéticas que produzem indivíduos com plumagem escura. A espécie também tem crista dupla, característica que a diferencia da harpia.
Segundo a equipe do Projeto Onças do Iguaçu, a ave foi registrada quando desceu ao solo da floresta. Outro registro da espécie, na ocasião apenas fotográfico, foi realizado em 2022 por um observador de aves.
Continua depois da publicidade
A equipe do Projeto Onças do Iguaçu avaliou que o registro do uiraçu no parque demonstra a qualidade ambiental da unidade de conservação, já que se trata de um predador do topo da cadeia alimentar que depende de áreas extensas e preservadas.
Já o Projeto Harpia no Brasil informou que a distância entre os dois registros, o deste ano e o de 2022, indica a presença de mais de um casal da espécie no parque, com indícios de que haja uma população estável na região.
O texto contém informações da Agência Gov.
Continua depois da publicidade
No mês passado, uma tartaruga-de-couro, animal ameaçado de extinção, reapareceu na Praia de Jacaraípe, no município de Serra, no Espírito Santo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade