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Cotidiano

Campanha da semana do motociclista é inspirada em série da Netflix

Senatran preparou uma campanha com linguagem acessível e referências da cultura pop

Monise Souza

24/07/2025 às 21:00

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Ação também está alinhada à Lei 15.006/2024, que criou oficialmente a Semana Nacional e orienta que o foco das campanhas públicas seja a redução da velocidade

Ação também está alinhada à Lei 15.006/2024, que criou oficialmente a Semana Nacional e orienta que o foco das campanhas públicas seja a redução da velocidade | Divulgação

Diante do avanço preocupante nas mortes e lesões graves envolvendo motociclistas no Brasil, o governo federal lança a campanha Semana Nacional de Prevenção a Sinistros com Motocicletas, uma nova data oficial para mobilizar esforços em defesa da vida no trânsito.

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Para marcar a nova data, comemorada oficialmente no dia 27 de julho, no Dia Nacional do Motociclista, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) preparou uma campanha com linguagem acessível e referências da cultura pop.

“É uma realidade que muda num piscar de olhos. Como em um seriado sombrio, a vida pode virar do avesso sem aviso prévio”, diz Sirlei Kuiava, coordenadora da área de formação e educação para o trânsito da Senatran.

A campanha será veiculada nacionalmente, com peças distribuídas aos Detrans e exibidas em grandes eventos, como o Capital Moto Week, que inicia nesta quinta-feira (24/7), em Brasília.

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A ação também está alinhada à Lei 15.006/2024, que criou oficialmente a Semana Nacional e orienta que o foco das campanhas públicas seja a redução da velocidade, tema que seguirá em pauta também em 2025. A mensagem deste ano é "Desacelere. Se o bem maior é a vida".

A iniciativa ocorre pela primeira vez neste mês de julho, com ações espalhadas em todo o País, campanhas educativas e debates técnicos em Brasília.

“A taxa geral de sinistros caiu entre 2013 e 2023. Mas, no mesmo período, as mortes com motociclistas aumentaram”, afirmou Sirlei. 

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Segundo a Senatran, motociclistas representam 38,6% das mortes no trânsito, mas respondem por 57,2% das internações hospitalares. Isso se traduz em custos para o sistema de saúde e, muitas vezes, tragédias familiares silenciosas.

“A lesão permanente pode fazer com que uma mãe, esposa ou filho tenha que abandonar o trabalho para se tornar cuidador de um acidentado. Isso muda a estrutura familiar”, reforça Kuiava.

Detalhes da campanha

Além da campanha visual, a Senatran promove, em Brasília, um pit stop educativo com atrações voltadas aos motociclistas, além de uma conferência nacional com especialistas em segurança viária, fiscalização e infraestrutura urbana. A ideia é sair do diagnóstico e discutir soluções.

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Segundo a coordenadora, as campanhas não miram apenas o comportamento do motociclista, mas também o compromisso de gestores públicos e da sociedade. 

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