Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Prefeitura de Atibaia lançou campanha com foco na saúde das crianças e dos adolescentes | Hessam Nabavi/Unsplash
A Prefeitura de Atibaia, no interior de São Paulo, a cerca de 65 quilômetros da capital paulista, lançou uma campanha com foco na saúde das crianças e dos adolescentes.
Continua depois da publicidade
A administração municipal divulgou neste mês a campanha “Férias sem Telas” para abordar a importância de promover o uso consciente das telas, sejam dos celulares, dos computadores ou TVs.
Estar na frente desses aparelhos por longos períodos de tempo pode ter efeitos nocivos à saúde de qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, as crianças fazem parte de um público considerado um dos mais impactados pelo uso excessivo de telas, motivo pelo qual a campanha foi lançada pela Secretaria da Educação.
De acordo com o pediatra Daniel Becker, em entrevista publicada no Portal Drauzio, estudos mostram que quanto menor a criança, mais graves são os danos, e quanto maior o tempo que ela usa durante a infância - isto é, quanto mais cedo ela recebe um celular, por exemplo -, maior o risco de ela ter sintomas de depressão grave na adolescência.
Continua depois da publicidade
Isso porque o cérebro das crianças está em fase crítica de desenvolvimento, especialmente nos primeiros anos de vida, e a exposição excessiva a telas pode afetar negativamente habilidades como atenção, linguagem, memória e regulação emocional. Como fonte, é possível citar estudos da AAP – American Academy of Pediatrics, Canadian Paediatric Society e Twenge & Campbell, entre outros.
O neurologista infantil e autor do livro "Salve seus filhos", Marcelo Masruha, em entrevista ao site Consumidor Moderno (reportagem de Marcelo Brandão), faz alerta sobre alterações no cérebro infantil, empobrecimento cognitivo e queda no QI em jovens expostos a longas jornadas diante das telas.
O especialista afirma que o conteúdo online consumido por crianças e adolescentes afeta diretamente áreas fundamentais do cérebro e precisa ser supervisionado pelos pais, pois há riscos reais. Os danos causados podem, inclusive, comprometer o futuro profissional dos jovens.
Continua depois da publicidade
Os jovens estão cada vez mais expostos aos riscos digitais, como discurso de ódio, violência, cyberbullying e conteúdos nocivos.
Com a popularização de redes sociais, jogos e plataformas de vídeo, eles estão expostos a conteúdos inadequados e estão sujeitos a interagir com estranhos que muitas vezes não têm boas intenções.
Nesses casos, é importante que as famílias mantenham um diálogo aberto e acompanhem o uso das redes sociais pelas crianças e adolescentes. Esse suporte conjunto ajuda no combate ao bullying na internet e na promoção de um ambiente mais saudável para os jovens.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, que apresenta os principais resultados sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, 93% da população de 9 a 17 anos é usuária de internet no País, o que representa atualmente cerca de 25 milhões de pessoas. E aproximadamente 23% dos usuários de internet de 9 a 17 anos reportaram ter acessado a internet pela primeira vez até os 6 anos de idade. A proporção era de 11% em 2015.
Outros dados que chamam a atenção e exigem cuidados: até 45% de jovens de 8 a 17 anos relatam visualizar conteúdos sobre automutilação, suicídio ou violência; ao falar sobre agressões virtuais, cerca de 71% das crianças sofreram algum tipo de dano online - mas apenas 36% reportam; organizações internacionais como Children and Screens documentam que cerca de 20% das crianças sofrem prejuízo no sono, alimentação ou socialização por uso excessivo de telas; estudos da Unicef e UKCCIS documentam exposições maciças a conteúdos tóxicos globalmente (discursos de ódio, intolerância e violência digital).
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), associação profissional que agrega mais de 27 mil médicos pediatras cuidando do futuro do Brasil, reitera as recomendações descritas no Manual de Orientação:
Continua depois da publicidade
De acordo com o “Manual de orientação” da Sociedade Brasileira de Pediatria, o olhar e a presença da mãe e/ou pai (família) é vital e instintivo como fonte natural dos estímulos e cuidados do apego e que não podem ser substituídos por telas e tecnologias.
Para se constituir como indivíduo, em sua autoestima, a criança ainda dependente, precisa do “outro” (o olhar afetivo da mãe, pai, cuidadores).
“O desenvolvimento precoce da linguagem e das habilidades de comunicação são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais”, diz trecho do manual.
Continua depois da publicidade
Nada substitui o contato, o apego e o afeto humano, o olhar, o sorriso, a expressão facial e a voz da mãe e/ou pai (família e cuidadores) com a supervisão constante para limites de segurança, nos cuidados imediatos, principalmente, durante a primeira infância, de 0 até os 6 anos de idade.
Portanto, é importante os pais e responsáveis estarem sempre próximos das crianças e adolescentes, limitando o tempo de telas e sempre supervisionando o que fazem.
Com o lançamento da campanha, a prefeitura aproveitou o momento para divulgar atividades que estão disponíveis, inclusive para as crianças durante o período de férias.
Continua depois da publicidade
Confira algumas opções de práticas de esportes e atividades culturais:
Interessados podem emprestar os livros apresentando carteirinha da Biblioteca Municipal. Para quem ainda não tem, basta fazer a inscrição no local, levando a carteira de identidade ou outro documento original com fotografia, comprovante de endereço recente (não há necessidade de apresentar cópias dos documentos). Menores de 15 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, portando documentos originais.
O atendimento ao público nas Bibliotecas Municipais é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.
Continua depois da publicidade
Biblioteca I - Biblioteca Pública Municipal "Joviano Franco da Silveira" - localizada na Rua Benedito de Almeida Bueno nº252 – Centro telefone 4412-7553;
Biblioteca II - Biblioteca Pública Municipal "Claudio dos Santos Matos" - localizada na Praça Alvise Abramo s/n – Alvinópolis 4412-7765.
Visitar nosso museu é sempre interessante, pois é uma forma de conhecer e valorizar a rica história de Atibaia. O Museu João Batista Conti fica na Praça Bento Paes, s/n, Centro, e está aberto de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. Telefone (11) 4412-7153.
Continua depois da publicidade
Já o Museu de História Natural Prof. Antonio Pergola fica no Parque Edmundo Zanoni, no endereço Av. Horácio Netto, 1030, no bairro Vila Loanda. O horário é de terça a sábado, das 10h às 16h.
O Centro Cultural André Carneiro recebe, a partir do dia 4 de julho, a exposição “Cores em Conexão”, uma mostra coletiva que propõe a arte como elo entre culturas, histórias e sensibilidades. A abertura oficial acontece às 19h, com entrada gratuita e participação dos artistas.
A mostra poderá ser visitada de 5 de julho a 9 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h, no Centro Cultural André Carneiro, localizado na Rua José Lucas, nº 28, Centro.
Continua depois da publicidade
O projeto está com inscrições abertas para novas turmas no segundo semestre de 2025. Aulas de
Iniciação Musical (7 a 10 anos), Musicalização Infantil (5 a 7 anos), Canto Coral – Curso Livre a partir de 8 anos, Violão (Curso Livre a partir de 10 anos), Instrumentos (Adultos e Iniciantes - a partir de 10 anos), Cello e Contrabaixo, Violino, Fama Dance (7 a 17 anos), Aulas de Jazz e Ballet.
Vagas limitadas! Para mais informações e para garantir sua participação nas atividades do segundo semestre, entre em contato com a secretaria pelos telefones (11) 4411-1741, para ligações, ou (11) 99375-4615, para informações via WhatsApp.
As crianças têm programação repleta de teatros, oficinas, música e muitas outras atividades para toda a família - tudo gratuito. Mais informações e reserva de ingresso no endereço http://linktr.ee/sesicultura.atibaia .
De 3 a 31 de julho - Oficina Dança Afro Contemporâneo (voltada para quem tem 16 anos ou mais, com aulas às terças e quintas, das 8h às 10h)
De 7 a 28 de julho - Oficina de Videodança (direcionada para o público de 8 a 13 anos, com aulas às segundas, das 17h às 19h)
19 de julho, às 15h - Espetáculo "Circulando" (indicada para todos os públicos), com grupo teatral Los Circo Los
19 de julho, às 9h - Piquenique - encontro ao ar livre para curtir em família
A Secretaria de Esportes e Lazer de Atibaia apoia e coloca à disposição uma série de atividades voltada a crianças e adolescentes em diferentes modalidades, entre elas: Atletismo, Balé, Basquete, Beisebol/Softbol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Futebol Americano, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu Jitsu, Judo, Kickboxing, Kung Fu, Muay Thai, Musculação, Natação, Skate, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Areia, Atletismo PCD e Natação PCD.
Os treinos de atletismo não param durante o período de férias. Para crianças e jovens com idades entre 7 e 12 anos, as aulas acontecem às sextas-feiras, no Estádio Municipal “Salvador Russani”, o Campo do Alvinópolis. Confira abaixo as datas e horários dos treinos:
Nessas férias escolares, do dia 30/06 até 01/08, as crianças têm à disposição as “Tardes de Basquete”, com aulas de segunda e sexta, nos seguintes horários:
Os treinos de voleibol acontecem normalmente no período de férias escolares. Lembrando que a equipe de Atibaia irá participar dos Jogos Regionais e outros campeonatos. Apenas as aulas na escola Major Alvim vão parar temporariamente, mas os alunos poderão praticar em outros locais.
Os alunos que quiserem treinar nas férias, os treinos continuarão no Ginásio de Esportes Pref. Omar Zigaib e Ginásio de Esportes Rolando Rolli.
Os treinos abertos ao público, a partir dos 6 anos, acontecem no Ginásio de Esportes Pref. Omar Zigaib, localizado na Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, nº 1968, Jardim Cerejeiras, às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h15; e também no Ginásio de Esportes Rolando Rolli, situado na Praça Papa João Paulo II, Atibaia Jardim, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h15.
Durante o período de 10 a 27 de julho, em razão das férias escolares, alguns polos de judô terão suas atividades suspensas, enquanto outros continuarão funcionando normalmente.
Polos que seguirão com aulas normalmente: Caetetuba, Imperial, Alvinopolis e Maracanã. Polos que entrarão em recesso, devido ao fechamento das escolas: Esmeralda, Tanque, Terceiro Centenário, Portão, Chácaras Brasil e Boa Vista. Os alunos desses polos em recesso poderão continuar treinando normalmente, caso optem por frequentar um dos polos que permanecerão abertos.
Para os praticantes de Skate, a Prefeitura disponibiliza dois espaços: Pista de Skate “Paulo Siqueira de Carvalho”, localizada na Av. Dr. Joviano Alvim e conhecida como “Quadrado”, e uma pista no Complexo Santa Clara, no bairro do Caetetuba.
As pistas são abertas ao público e as aulas acontecem na pista do Complexo Santa Clara, às quartas-feiras, das 18h às 20h30. Crianças a partir de 6 anos podem participar.
Algumas opções de parquinhos e áreas de lazer para as crianças:
Algumas opções de passeio em parques e espaços públicos da cidade:
O “Domingo Livre” é um projeto da prefeitura que oferece à população a oportunidade de se desconectar das telas e aproveitar momentos de lazer e interação ao ar livre, em um ambiente seguro, acolhedor e familiar.
O evento acontece em diferentes bairros, aos domingos, e o público tem a oportunidade de participar de diversas atividades esportivas, culturais e de lazer, além de assistir a apresentações musicais.
O próximo acontece no dia 27 deste mês, na Praça do Migrante Nordestino, no bairro Jardim Imperial.
Uma ótima opção de passeio é a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, realizada no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos.
A festa tem entrada gratuita, com venda de morango direto dos produtores, o famoso frango frito com polenta, merengue de morango e música regional.
A abertura aconteceu em maio e a festa continua nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de julho, das 10 às 23 horas aos sábados e das 10 às 19 horas aos domingos.
O acesso ao Parque Duílio Maziero fica na Rodovia Edgard Máximo Zambotto, km 77.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade