Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Alerta foi dado pelo presidente Matheus Mason, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes | /Divulgação
Desde o dia (18) quando o prefeito Jonas Donizette (PSB) declarou o fechamento de bares e restaurantes em Campinas por conta do Covid-19, que as demissões em massa podem ocorrer na cidade.
Continua depois da publicidade
O alerta foi dado pelo presidente Matheus Mason, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC). Segundo ele, os estabelecimentos gastronômicos podem demitir 30 mil trabalhadores nos próximos dias.
Uma reunião emergencial aconteceu na quinta-feira (19), na Prefeitura de Campinas, com o prefeito e os representantes da Associação. No encontro, os representantes entregaram ao prefeito, um documento que pontua temas nas esferas municipal, do Estado, e nacional -, com o objetivo de manter os cerca de seis mil bares e restaurantes da cidade e evitar as demissões.
Na esfera municipal, a Abrasel RMC está solicitando à Prefeitura a carência e parcelamento do ISS (Imposto Sobre Serviço), parcelamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); linhas de crédito para capital de giro e a suspensão de cobrança de tarifas municipais (taxa de coleta de lixo, entre outras).
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, foi uma reunião agendada emergencialmente com o poder público, onde foi exposta a situação do setor, que está à beira de um colapso financeiro e social, e a iminência de demissão de 30 mil trabalhadores na região de Campinas, metade dela somente na cidade.
"O prefeito se mostrou muito sensibilizado com a situação dos bares e restaurantes e disposto em ajudar as pequenas e médias empresas, evitando demissões em um momento tão delicado para todos", afirmou o presidente da Abrasel RMC. Ele lembrou, ainda, que a situação pode ser ainda mais grave com o fechamento das operações dos shoppings centers, até o final de abril.
Representantes da Prefeitura e da Abrasel RMC vão, nestes dias, ajustar as demandas para tentar viabilizar os pedidos realizados, inclusive quanto ajuda em relação a taxas da Sanasa. "O prefeito está consciente de que os pequenos e médios empresários, sem recursos, não têm condições financeiras para suportar mais duas semanas sem a ajuda", disse. Na região, o movimento nos bares e restaurante chegou a cair cerca de 90%, antes do anúncio de fechamento dos shoppings.
Continua depois da publicidade
DELIVERY
Para fugir da crise no setor e os fechamentos de bares, os restaurantes investem no serviço de delivery, que já registraram alta nos pedidos em Campinas (SP).
Para reduzir os riscos de transmissão do Covid-19, bares, restaurantes e pizzarias, por exemplo, têm adotado cuidados e reforçado cuidados de higiene, que envolvem desde entregadores e funcionários internos até os clientes. Dentre essas medidas, os clientes dos prédios verticais devem receber o pedido na porta do prédio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade