Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Movimentação intensa em Campinas após reabertura do comércio na região central | Wagner Souza/Futura Press/Folhapress
Campinas registrou nesta terça-feira (9) o recorde de mortes confirmadas em decorrência do coronavírus em 24h. Foram nove registros, o que elevou o total no município para 116. No mesmo dia, os moradores da cidade voltaram a lotar a rua Treze de Maio, segundo dia da retomada gradual dos serviços. As lojas são autorizadas a levantar as portas ao meio-dia, mas as pessoas já se reuniam no calçadão antes.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o boletim da prefeitura, em 24 horas, a cidade contabilizou 165 casos confirmados, o que aumentou o total para 2.956.
Algumas lojas também faziam a medição da temperatura corporal dos consumidores. "Ao mesmo tempo em que a gente vê essas imagens, que parece que a população não entendeu o que está acontecendo, a gente tem realidade dramática aqui dentro do hospital para atender pacientes", disse a infectologista da Unicamp, Raquel Stucchi ao “G1”.
"Daqui duas semanas infelizmente um percentual grande dessas pessoas possivelmente estará doente, precisando de leitos de hospital, e talvez esses leitos não existam, já estejam ocupados", completou a infectologista.
Continua depois da publicidade
Depois do registro de aglomerações na segunda-feira, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, definiu como "uma preocupação" a reabertura do comércio.
Para ele, o distanciamento social é elemento fundamental contra a pandemia, mas a avaliação exclusivamente técnica e científica sucumbiu a outros fatores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade