Câncer antes dos 50 anos cresce no mundo e preocupa médicos

Estudo do "BMJ Oncology" analisou a incidência de 29 tipos de câncer precoce em adultos em 204 países

Número de mortes relacionadas ao câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou 28%

Número de mortes relacionadas ao câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou 28% | Agência Brasil

A incidência de câncer em jovens adultos aumentou 79% entre 1990 e 2019. Os dados são do estudo “BMJ Oncology”, que analisou a incidência de 29 tipos de câncer precoce em adultos com menos de 50 anos em 204 países.

Continua após a publicidade

Os casos de câncer em jovens adultos têm intrigado os médicos, porque os pacientes não têm nenhuma predisposição genética para a doença ou histórico familiar.

O estudo revelou que as mortes relacionadas ao câncer nesse grupo aumentaram 28% entre 1990 e 2019.

O câncer é mais comum em pessoas idosas devido a fatores biológicos, ambientais e ao estilo de vida. O envelhecimento aumenta as divisões celulares e leva a um acúmulo de mutações, o que pode levar a um maior risco de câncer.

Continua após a publicidade

Por isso, os oncologistas relacionam diagnósticos precoces de câncer em jovens a mutações genéticas, como BRCA1 e BRCA2, associadas ao câncer de mama.

Outro relatório, publicado na revista ‘The Lancet Public Health’, revelou que as taxas de 17 tipos de câncer aumentaram constantemente entre a Geração X e os millennials (nascidos entre 1965 e 1996) nos Estados Unidos.

O estudo da American Cancer Society alertou que os casos de câncer nasofaríngeo, de estômago e colorretal aumentaram entre adultos jovens.

Continua após a publicidade

A alimentação, incluindo dietas ricas em carnes vermelhas e sódio e pobres em frutas e laticínios, juntamente com o consumo de álcool e tabaco, está entre os principais fatores de risco da doença entre os jovens.

A obesidade também está fortemente ligada ao aumento do risco de câncer por meio de inflamação e desregulação hormonal. Neste caso, os cânceres mais comuns são os de rim, ovário, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Pesquisadores também observaram que aditivos alimentares ultraprocessados, como emulsificantes e corantes, podem causar inflamação intestinal e danos ao DNA, além do uso de antibióticos, que podem prejudicar o microbioma intestinal.