Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aparecida está localizada a 180 quilômetros da capital paulista | Reprodução/Priscilla Rodrigues
Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado no próximo domingo (12/10).
Continua depois da publicidade
O Santuário Nacional, em Aparecida, no Vale do Paraíba, deve atrair cerca de 450 mil visitantes durante a tradicional Festa da Padroeira, que vai até o domingo (12/10), segundo levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). O evento começou na sexta (3/10).
A expectativa é de que os dois finais de semana concentrem o maior fluxo de visitantes, com aproximadamente 150 mil pessoas chegando à cidade, segundo a prefeitura.
Em média, os fiéis permanecem de três a quatro dias no município, o que impulsiona o turismo e o comércio local.
Continua depois da publicidade
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) realiza até a próxima segunda-feira (13/10) a Operação Romaria Nossa Senhora Aparecida, que pretende garantir segurança viária, fluidez no tráfego e suporte ao grande número de fiéis que seguem em direção ao Santuário Nacional de Aparecida.
Conhecida como a Capital Nacional da Fé, Aparecida fica a 180 quilômetros da capital paulista e é o principal destino do turismo religioso no Brasil.
Durante a Festa da Padroeira, peregrinos de todas as partes do país chegam a Aparecida em caravanas, veículos particulares, ônibus e até a pé.
Continua depois da publicidade
Além do Santuário Nacional, que é o maior santuário mariano do mundo, os visitantes costumam conhecer outros atrativos locais, provar a culinária regional e visitar municípios vizinhos.
O CIET projeta ainda que o evento movimente R$ 168,8 milhões na economia da região.
“O turismo religioso é cada vez mais pujante no Estado de São Paulo, e isso fica evidente em eventos como a Festa da Padroeira em Aparecida. O turismo movimenta toda a cadeia econômica e gera emprego e renda para a população”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Continua depois da publicidade
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o turismo religioso está entre os segmentos que mais crescem no País.
Estimativas do Ministério do Turismo indicam que o setor soma 20 milhões de viagens anuais e movimenta mais de R$ 15 bilhões no Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade