Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
é possível agendar a mudança para o CIN nos Poupatempos espalhados pela cidade | Agência Gov
O estado de São Paulo começou nesta semana a substituição do Registro Geral (RG) pela Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Continua depois da publicidade
As pessoas que forem tirar as vias dos documentos de identificação irão receber a nova identidade, que inclui apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O objetivo da mudança é que cada pessoa tenha apenas um número para diminuir as chances de fraude ao eliminar uma possível duplicidade na identificação do cidadão.
O documento físico apresenta um QR Code, para verificar sua autenticidade e se foi extraviado ou roubado. A versão digital do documento disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Continua depois da publicidade
O RG perde a validade apenas em 2032, quando o CIN se torna o único documento válido nacionalmente, segundo a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023.
Para quem tem RG e CPF, é possível agendar a mudança para o CIN nos Poupatempos espalhados pela cidade.
A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula (PT), que determina o CPF como número único para identificação do cidadão nos bancos de dados públicos.
Continua depois da publicidade
Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
Para emitir o novo documento, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico, ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, conforme a Lei 7.116/83. A segunda via, porém, é paga e a taxa varia conforme o estado.
Continua depois da publicidade
Segundo a SSP de São Paulo, essa taxa é de R$ 53,04.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade