Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Caverna Casa da Pedra, no Vale do Ribeira, pode ganhar o título de maior abertura de caverna do mundo | Reprodução/YouTube/Manual do Mundo
A Caverna Casa da Pedra, em Iporanga, município paulista do Vale do Ribeira, pode ganhar o título de maior abertura de caverna do mundo. O fenômeno natural está em análise pelos especialistas do Guinness World Records.
Continua depois da publicidade
"Oficialmente, a maior abertura do tipo se encontra no Vietnã, na caverna Hang Sơn Đoòng. Por enquanto.
A entrada da caverna paulista, de fato, impressiona, com seus 216 metros de altura, o mesmo que um prédio de 25 andares.
Já a Mata Atlântica ao redor é primária e densa. No local, o sumidouro do rio Maximiliano faz com que as águas entrem em forma de pequenas cascatas.
Continua depois da publicidade
O canal “Manual do Mundo”, um dos maiores canais de divulgação científica do YouTube brasileiro, esteve em 2022 no local, que fica a cerca de 320 quilômetros da capital paulista. O vídeo, que contou com a ajuda de um drone, já soma 830 mil visualizações.
No vídeo, o influenciador Iberê Thenório mostrou detalhes da paisagem interna e da natureza preservada no entorno do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar).
A Casa da Pedra está fechada para visitação pública desde 2003, quando uma tromba d'água surpreendeu turistas que visitavam o espaço. Duas pessoas morreram. Há estudos para reabertura do local.
Continua depois da publicidade
O Petar concentra mais de 400 cavernas, além de outras maravilhas naturais e sítios arqueológicos, além de trilhas e cachoeiras.
A região também abriga uma fauna rica, com animais como onça-pintada, lontra, cágados e outras espécies ameaçadas de extinção.
O Vale do Ribeira também é lar da maior caverna de São Paulo, a Caverna do Diabo, um dos pontos turísticos mais incríveis do Estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade