Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Luta de Celso Russomanno em defesa do consumidor começou em 1990 | Eduardo Knapp/Folhapress
O deputado federal Celso Russomanno, do partido Republicanos, jornalista e bacharel em Direito, é o novo colunista da Gazeta.
Continua depois da publicidade
A coluna de Russomanno, sempre com foco no direito do consumidor, será publicada semanalmente, tanto no jornal impresso quanto na versão digital da Gazeta.
A primeira será divulgada nesta quinta-feira (28/8) e abordará como fazer boas compras em leilões.
A luta de Celso Russomanno em defesa do consumidor começou em 1990, quando sua primeira mulher, Adriana Torres Russomanno, morreu devido a uma negligência médica.
Continua depois da publicidade
O episódio o motivou a iniciar uma luta com foco no direito do consumidor. No início, as pessoas ligavam relatando problemas na área médica. Depois, passou a receber todo tipo de reclamação.
Com alta demanda de reclamações, Russomanno decidiu criar uma instituição dedicada a lutar contra tudo aquilo que possa lesar o consumidor brasileiro. Então, em 1995, fundou o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) que já atendeu gratuitamente, mais de 350 mil pessoas.
Atualmente, quando não está em Brasília exercendo a função de deputado, Russomanno fica em São Paulo com a mulher Lovani, com quem está casado há 16 anos, e os filhos Celsinho, de 15 anos, e a caçula Katherine, de 5.
Continua depois da publicidade
Sua primogênita Luara, filha do primeiro casamento, está com 30 anos, se casou em 2013 em uma cerimônia conduzida pelo padre Marcelo Rossi e é mãe de Bernardo e Enrico.
Celso Russomanno foi eleito deputado federal em outubro de 2022, por São Paulo. Na época, o candidato recebeu 1,29% dos votos válidos quando 100% das urnas já haviam sido apurada.
Os deputados federais são eleitos no Brasil pelo sistema proporcional, que considera não apenas os votos diretamente recebidos pelos candidatos, mas também o conjunto de votos nos partidos e federações.
Continua depois da publicidade
O mandato de Celso Russomanno vai até 2027. Atualmente, ele integra quatro comissões na Câmara dos Deputados. São elas:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade