A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 25 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cena raríssima registra acasalamento triplo de tubarões-leopardo

Momento especial flagrado no fundo do oceano nunca havia sido registrado na natureza

Bruno Hoffmann

25/09/2025 às 17:55  atualizado em 25/09/2025 às 18:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Tubarões-leopardo durante acasalamento no Oceano Pacífico

Tubarões-leopardo durante acasalamento no Oceano Pacífico | Hugo Lassauce/UniSC/Aquarium des Lagons

Um pesquisador flagrou um acasalamento entre três tubarões-leopardo, dois machos e uma fêmea no oceano Pacífico. As imagens foram feitas na Nova Caledônia e nunca haviam sido registradas na natureza.

Continua depois da publicidade

O momento especial foi capturado pelo biólogo marinho Hugo Lassauce, da University of the Sunshine Coast, da Austrália, em parceria com o Aquarium des Lagons, de Nouméa, capital da Nova Caledônia, um território francês.

Como aconteceu

O pesquisador trabalha há um ano monitorando semanalmente os animais a cerca de 15 quilômetros da costa. O tubarão-leopardo (Stegostoma tigrinum) está na lista de espécies ameaçadas por órgãos internacionais.

Lassauce contou, em um comunicado, que já havia visto machos perseguindo fêmeas, mas sem flagrar o processo completo. Dessa vez, ele esperou mais de uma hora até o fim do processo.

Continua depois da publicidade

“Foi rápido para os dois machos, um depois do outro. O primeiro levou 63 segundos [para acasalar], o outro 47”, contou.

Depois do acasalamento, de acordo com Lassauce, os machos ficaram imóveis no fundo, enquanto a fêmea nadou para longe. Ambos os animais já tinham sido identificados em visitas ao local realizadas desde 2018.

A espécie ocorre em águas costeiras de todo o Indo-Pacífico, do leste da África até as ilhas do Pacífico. Outras espécies de tubarões, por sua vez, vivem no mundo inteiro.

Continua depois da publicidade

Até agora, a maior parte das informações sobre a reprodução dos tubarões-leopardo vinha de exemplares mantidos em cativeiro.

Descoberta amplia pesquisas

Segundo outra pesquisadora, o flagrante pode orientar estratégias de manejo e conservação, além de ajudar a entender a dinâmica populacional e os comportamentos reprodutivos de forma mais ampla.

Além disso, abre caminho para a investigação de se os ovos colocados pelas fêmeas podem ter mais de um pai, o que aumentaria a diversidade genética das ninhadas.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados