Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Jéssica, jovem que morreu após ser vítima de fake news, e Whindersson Nunes | Reprodução/Instagram
O perfil "Choquei", criado por Raphael Sousa, divulgou um comunicado oficial na tarde deste sábado (23) após a repercussão da morte de Jessica Vitória Canedo, de 22 anos, vítima de uma fake news ao ser apontada por algumas páginas de redes sociais como novo affair do humorista Whindersson Nunes, de 28. A página de fofocas divulgou um texto, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares, no qual se exime de culpa pela tragédia, apela para a liberdade de expressão e o direito à informação e se solidariza com a família da vítima.
Continua depois da publicidade
No comunicado oficial, publicado no X e no Stories do Instagram, a Choquei afirmou que "lamentou profundamente o ocorrido e se solidarizou com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento". "Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade". Porém, afirmou também que "não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil".
O Choquei apagou as postagens sobre a jovem após a veiculação da tragédia e usuários das redes sociais se revoltaram com o perfil, exigindo que a página de fofocas seja responsabilizada pela morte de Jessica, que, antes do suicídio, estava sofrendo ataques por conta da notícia falsa.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e no Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Leia a nota na íntegra:
"Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade. O perfil Choquei (@choquei) por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas. Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação. O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial ao art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade."
Vídeo da mãe da vítima
Continua depois da publicidade
Na última semana, Inês Oliveira, mãe da jovem, havia publicado um vídeo pedindo que parassem com os ataques à filha, já que ela estava passando por vários problemas e sofria de depressão. Segundo a mãe, ela já havia tentado tirar a própria vida algumas vezes.
Internautas criticam Choquei e outros perfis
Com a trágica morte da jovem, diversos internautas passaram a atribuir a culpa deste desfecho para as fake news divulgadas pelas páginas de fofocas, em especial a Choquei. Raphael Sousa, o criador do perfil chegou até mesmo a trancar seus perfis nas redes sociais após as acusações surgirem.
Continua depois da publicidade
O principal episódio utilizado pelos internautas foi um comentário "irônico" do criador em um post que a vítima pedia copiosamente, em um longo texto, para que a matéria com seu nome fosse apagada e os ataques contra ela cessassem. À época, a publicação seguiu no ar e o dono do perfil respondeu "avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus".
Na nova atualização do "X" (antigo Twitter), é permitido adicionar a chamada "nota da comunidade" para evitar a transmissão de fake news. Na maioria dos posts da Choquei na rede, os internautas passaram a adicionar notas atribuindo a conta com a tragédia. A nota mais frequente adicionada foi a seguinte: "Com mais de 30M seguidores, a Choquei contribuiu com a morte da uma menina e está lidando como se nada tivesse acontecido, apenas apagou os posts. A morte da Jessica não pode ser esquecida".
Reação de famosos
Continua depois da publicidade
Diretamente envolvido no tema, Whindersson Nunes se pronunciou antes mesmo da morte da vítima ser confirmada. Ele, que negou desde o início a veracidade da história, chegou a afirmar que "botaria alguém na cadeia". "Resumindo, a moça disse que estão usando a imagem do perfil dela, mas ela não faz parte disso. Eu tenho prints de pessoas mandando pra páginas de fofoca, como induzindo a página a postar algo relacionado a menina, e como ninguém averigua nada, postaram. Mas duas páginas me mandaram dois perfis que estavam mandando essa conversa fake. Vou botar alguém na cadeia como exemplo pra vocês entenderem que se você existe, você pode ser encontrado", esclareceu Whindersson.
Após a morte, o escritório que gerencia a carreira de Whinderson divulgou o sentimento do humorista em relação ao caso. "Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho".
Neymar, astro do futebol mundial e o jogador de maior relevância no cenário brasileiro nos últimos tempos, também se pronunciou, tecendo duras críticas ao perfil de fofoca. Em seus stories no Instagram, o jogador compartilhou uma foto do perfil da página de fofocas “Choquei” e escreveu:
Continua depois da publicidade
"Diversos sites de fofoca, redes de tv e todos os tipos de meios de comunicações tem que tomar muito cuidado com o que você posta ou fala. Aos Haters.. vocês que propagam o ódio, os que sabem de tudo, os donos da verdade, os santinhos que nunca erram PARABENS, fizeram mais uma vítima", afirmou ele.
*Assistente de redação, sob supervisão
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade