Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Rajadas de até 130 km/h afetam litoral, aeroportos e causam alertas | Divulgação/NOAA/Nasa
Durante esta semana, um ciclone deve atingir a região sudeste e sul do País. O fenômeno deve provocar chuvas e rajadas fortes de vento de até 130 km/h, segundo o MetSul. O evento climático se iniciou neste domingo (27/7) no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
O fenômeno está se formando a partir de um centro de baixa pressão. Este centro deve avançar pelo Oceano Atlântico, e isso deve acarretar a formação de um ciclone extratropical nesta segunda-feira (28/7).
Alguns fenômenos decorrentes das ventanias já podem ser observados no litoral paulista. Uma mesa de plástico chegou a ser filmada voando pela Praia do Cocanha. Além disso, a região de Caraguatatuba foi fortemente afetada.
Os ventos devem se fortalecer ao longo do dia. Os impactos se estendem do sul gaúcho até o leste de São Paulo. Além dessas, algumas áreas do Rio de Janeiro e partes da Serra do Mar também devem ser atingidas.
Continua depois da publicidade
Devido aos fortes ventos, alguns impactos mais significativos já podem ser observados. Voos com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, sofreram alterações. Ao todo, nove aeronaves foram redirecionadas.
Elas foram encaminhadas para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região do Aeroporto de Guarulhos registrou ventos de 64,8 km/h nesta segunda-feira. Em nota, a administração do Aeroporto de Guarulhos informou que cinco voos foram cancelados.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a nota, as atividades do aeroporto já foram normalizadas.
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade