Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ciclone extratropical anterior causou estragos e preocupou autoridades | Reprodução/Agência SP
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na noite desta segunda-feira (18/8) para a formação de um ciclone extratropical entre terça (19/8) e quarta-feira (20/8).
Continua depois da publicidade
O ciclone vai provocar ventos muito fortes em todas as regiões, com risco de queda de árvores, destelhamentos, danos à rede elétrica e agitação marítima no litoral.
A partir de quarta (20/8), começa um período de veranico, com temperaturas acima da média e baixa umidade do ar, aumentando o risco de queimadas.
O processo de formação do ciclone, denominado de ciclogênese, vai se iniciar a partir de uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera, atualmente na costa do Chile.
Continua depois da publicidade
Ao cruzar os Andes e entrar em fase com um centro de baixa pressão em superfície, a baixa pressão em altura vai começar a formar um ciclone extratropical entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Com isso, a atmosfera vai se instabilizar com chuva e temporais, alguns fortes a severos, nas latitudes médias da América do Sul.
Nuvens muito carregadas vão se formar durante o processo de formação do ciclone, o que provocará chuva localmente forte e temporais, alguns de intensidade forte e severa.
Continua depois da publicidade
Estes temporais podem ocorrer na região Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, provocando de chuva forte a intensa, na maioria dos pontos com curta duração, e ainda vendavais e queda localizada de granizo.
Alguns vendavais localizados têm potencial para rajadas perto e acima de 100 km/h. Há risco de desenvolvimento de supercélulas isoladas de tempestade com potencial de fenômenos severos isolados de vento.
Cidades de São Paulo, especialmente no interior e parte do litoral, deverão sentir ventos secos e quentes de moderado a forte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade