Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lei também obriga a Sabesp instalar o eliminador de ar em todas as novas ligações de água | Reprodução
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, sancionou uma lei que obriga a Sabesp a instalar gratuitamente eliminadores de ar no cavalete de água, antes do hidrômetro, em caso de solicitação dos clientes.
Continua depois da publicidade
A medida, em tese, impediria que o relógio d’água girasse mesmo sem consumo.
A lei obriga a Sabesp instalar o eliminador de ar em todas as novas ligações de água. A empresa anunciou lucro recorde recentemente.
O vereador Julinho Fuzari (Cidadania), autor da proposta, disse que, com a medida, as contas de água e esgoto podem sofrer uma redução de 25% no valor cobrado do cliente ao cessar a passagem do ar no encanamento.
Continua depois da publicidade
Ele também destacou que a interrupção do fornecimento de água nos períodos da noite e da madrugada propicia a entrada de ar no sistema, o que lesaria os clientes, com giro do relógio d’água.
“Com a lei estamos reforçando o direito de consumidor de pagar pelo que realmente consome”, justificou Fuzari ao Diário do Grande ABC.
A lei de São Bernardo aprovada de forma unânime na Câmara no dia 8 de outubro, segundo o parlamentar, é pioneira no País. Ela entra plenamente em vigor em fevereiro do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade