Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Santo André chegou em 10º entre cidades paulistas mais bem avaliadas | Yasmin Gomes/Gazeta de S.Paulo
Santo André, no ABC Paulista, é o décimo município de São Paulo com o melhor índice de saneamento básico e o mais bem posicionado da região metropolitana da Capital. Os dados são do Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta semana.
Continua depois da publicidade
O levantamento considerou as 100 maiores cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Santo André está na 22ª colocação no ranking nacional.
Dos 20 municípios mais bem colocados no levantamento, que considera uma junção do tratamento de água e de esgoto, nove são paulistas.
Veja o top 10 em São Paulo:
Continua depois da publicidade
“No geral, o estado de São Paulo possui 96% da população com acesso à água tratada, 91,3% da população com acesso à coleta de esgoto. 73% do volume de esgoto gerado é tratado, e são investidos, de uma maneira geral, R$ 163 por ano por habitante de saneamento básico”, informou Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil.
Por outro lado, ao analisar somente o tratamento de esgoto, alguns municípios paulistas têm dados preocupantes. Guarulhos, por exemplo, ocupa o nono lugar entre as cidades analisadas que menos tratam o esgoto: apenas 14,10%.
Ao nível nacional, as cidades de Campinas, Limeira (ambas em São Paulo) e Niterói (no Rio de Janeiro) são as mais bem colocadas, enquanto o Pará tem três municípios entre os piores números.
Continua depois da publicidade
Nove das 20 cidades com os piores índices de saneamento básico do País ficam na Amazônia.
Na média nacional, as estatísticas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto tiveram piora nos resultados, na comparação com a edição anterior, do ano passado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade