A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 24 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cidade do ABC Paulista adota racionamento de água após queda nos níveis do Cantareira

Em comunicado, a administração municipal reforçou a necessidade de consumo responsável

Yasmin Gomes

24/11/2025 às 06:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo a prefeitura, a distribuição será reduzida diariamente das 19h às 5h

Segundo a prefeitura, a distribuição será reduzida diariamente das 19h às 5h | Agência Brasil

Os moradores de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, foram surpreendidos neste domingo (23/11) com o anúncio de que o município passará a adotar o racionamento noturno de água, seguindo a medida já implementada pela Sabesp em todas as demais cidades do ABC desde setembro.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, a distribuição será reduzida diariamente das 19h às 5h como parte das ações emergenciais para enfrentar a queda nos níveis dos mananciais da Região Metropolitana.

Em comunicado, a administração municipal reforçou a necessidade de consumo responsável.

“Lembramos que o uso consciente da água e o combate ao desperdício são deveres de toda a população”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

Em agosto, o Governo de São Paulo anunciou um conjunto de medidas emergenciais para garantir a segurança hídrica em São Paulo, devido à queda nos níveis dos reservatórios de água na Grande São Paulo.

Até então, São Caetano era a única cidade da região fora do racionamento, situação sustentada pelo modelo próprio de gestão do abastecimento.

Enquanto Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são atendidas diretamente pela Sabesp desde a privatização da companhia em 2024, o município opera por meio do Saesa.

Continua depois da publicidade

A condição excepcional chegou ao fim diante do agravamento do cenário hídrico. Segundo boletim divulgado pela Sabesp neste domingo (23/11), o Sistema Cantareira, que abastece a cidade, registrou apenas 21,8% de volume útil, ante 32,6% em setembro.

Já os sistemas Alto Tietê, Rio Grande e Rio Claro, que atendem as demais cidades do ABC, operam com 19,8%, 55,8% e 23,9%, respectivamente.

A prefeitura ressalta que a colaboração da população será fundamental para atravessar o período de estiagem, evitando desperdícios e garantindo que o abastecimento não seja comprometido nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados