Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Localizada a cerca de 15 quilômetros da capital paulista, São Caetano se destaca não apenas pela proximidade com São Paulo | Reprodução
São Caetano do Sul, no ABC Paulista, foi eleita a melhor cidade do Brasil para aposentados viverem, segundo levantamento divulgado pelo portal imobiliário QuintoAndar.
Continua depois da publicidade
A análise se baseia no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) 2023, que leva em consideração fatores como qualidade dos serviços públicos, infraestrutura urbana, longevidade da população e oferta de lazer e cultura.
Localizada a cerca de 15 quilômetros da capital paulista, São Caetano se destaca não apenas pela proximidade com São Paulo, mas pela excelência nos indicadores de bem-estar.
A cidade possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil e oferece uma estrutura completa para quem busca uma aposentadoria tranquila, segura e com qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
De acordo com o IDL, São Caetano apresenta a 3ª maior expectativa de vida aos 60 anos no país e conta com a 2ª maior população de pessoas nessa faixa etária. Além disso, aparece entre as primeiras posições em indicadores importantes para a saúde e educação:
O município também oferece diversas opções culturais e de lazer, como teatros, cinemas, museus e parques, o que contribui para uma rotina ativa e prazerosa na terceira idade.
O ranking do QuintoAndar destacou ainda outras 13 cidades que se sobressaem em qualidade de vida para aposentados, incluindo Santos, no litoral de São Paulo, Curitiba (PR), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
Continua depois da publicidade
No entanto, São Caetano do Sul lidera a lista, reforçando sua posição como referência nacional em bem-estar e longevidade.
Segundo o site, esses dados são especialmente relevantes para quem está planejando essa nova etapa da vida e busca um lugar com estrutura adequada para envelhecer com conforto, segurança e autonomia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade