Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Guarujá, no litoral sul paulista | Divulgação/ Portal Guarujá de Turismo
A Prefeitura de Guarujá instituiu a Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeça do Dragão, na região sudoeste da cidade do litoral sul de São Paulo. O ato foi oficializado nesta quarta-feira (11/12) durante a abertura da Conferência Municipal de Meio Ambiente 2024.
Continua depois da publicidade
Esta é a terceira unidade de conservação de manejo sustentável do município. Com isso, Guarujá amplia a proteção do território para 63,31%.
O traçado da APA Cabeça do Dragão abrange nove regiões: os bairros Vila Ligya, Jardim Las Palmas, Santo Antônio, Astúrias, Praia do Tombo, Guaiúba, Santa Cruz dos Navegantes, Praia do Góes e as Marinas.
O próximo passo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), é definir o plano de manejo da nova área.
Continua depois da publicidade
O prefeito Válter Suman (PSB) disse que a criação da terceira APA deve trazer reflexos positivos para a população.
“Se hoje Guarujá é referência internacional em políticas públicas ambientais, é porque investimos pesado em soluções e pesquisas para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o mandatário.
“Em 2021, instituímos a APA Serra de Santo Amaro, a mais extensa do município, e constatamos excelentes avanços em relação ao desenvolvimento local”, completou.
O mandato de Suman segue até 31 de dezembro. Em 1º de janeiro, Farid Madi (Podemos), vencedor das eleições de outubro, assume o cargo.
Continua depois da publicidade
Segundo a gestão municipal, as APAs não alteram o desenvolvimento da vida e o funcionamento das atividades locais já existentes, mas as regiões contempladas passam a ser respaldadas por regime jurídico.
“Trata-se de uma ferramenta de gestão e proteção ambiental compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, para ampliar o manejo sustentável e a busca de recursos para investimentos”, informou a gestão municipal
Antes da criação desta terceira APA, Guarujá possuía as APAs Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021.
Continua depois da publicidade
A primeira já teve o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Nesta quarta, o prefeito assinou ainda o termo de adesão ao Projeto Verão no Clima 2025, do governo estadual, que pretende conscientizar a população sobre as consequências do descarte irregular de resíduos, especialmente no mar, e promove capacitações.
A previsão é que Guarujá participe do movimento em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade