Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Santana de Parnaíba fica a 40 km da capital paulista | Webysther Nunes/Wikimedia Commons
A cidade histórica de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, foi considerada a mais segura do Estado, segundo ranking do Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil, iniciativa do MySide, divulgado na segunda-feira (3/11).
Continua depois da publicidade
A lista elaborada considera dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para apresentar uma análise baseada em informações oficiais.
Além de ser a cidade mais segura do Estado, o município histórico também figura entre os mais seguros do Brasil, ocupando a quarta posição entre 30 cidades avaliadas.
Santana de Parnaíba registrou somente 2,9 homicídios por 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, a líder em segurança apresentou 1,4 homicídio por 100 mil munícipes.
Continua depois da publicidade
No ranking, três municípios de Santa Catarina aparecem à frente de Santana de Parnaíba. São eles: Tubarão, em 3º lugar; Jaraguá do Sul, em 2º; e Brusque, na 1ª colocação.
Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de 0,814, a cidade oferece boa qualidade de vida e atrai moradores pelo desenvolvimento econômico e cultural.
Santana de Parnaíba preserva um rico patrimônio histórico e é um importante destino turístico, com ruas de arquitetura colonial e eventos tradicionais.
Continua depois da publicidade
Outras cidades paulistas também aparecem no ranking. Birigui, Atibaia e Valinhos ocupam, respectivamente, o quinto, sexto e oitavo lugares. A capital paulista não figura entre as 30 mais seguras do País.
As cidades do interior de São Paulo foram protagonistas na lista do MySide. Bragança Paulista está entre as mais seguras do Brasil, na categoria de municípios com população acima de 100 mil habitantes.
Por outro lado, Indaiatuba, também no interior, ocupa a segunda colocação entre as cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes, registrando um índice de 5,7 homicídios por 100 mil moradores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade