Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Rio Preto apresentou avanços nos três quesitos avaliados pelo IFDM em 2025 | Divulgação/PMSJRP
A cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi classificada como a 8ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a 4ª do Estado.
Continua depois da publicidade
Os dados foram divulgados pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, na última quinta-feira (8/5).
A edição de 2025 foi desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e foram avaliados 5,5 mil municípios brasileiros, que concentram 99,96% da população do País.
Realizado desde 2008, o IFDM é um estudo que acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Saúde e Educação.
Continua depois da publicidade
Em sua edição 2025, baseada nos dados de 2023, foram analisados os padrões de desenvolvimento registrados nos municípios.
O índice tem a seguinte classificação: municípios com IFDM entre 0,0 e 0,4: Desenvolvimento Crítico; entre 0,4 e 0,6: Desenvolvimento Baixo; entre 0,6 e 0,8: Desenvolvimento Moderado; entre 0,8 e 1,0: Desenvolvimento Alto.
Rio Preto apresentou avanços nos três quesitos avaliados pelo IFDM em 2025:
Continua depois da publicidade
No cenário nacional, 20,3% dos municípios têm Desenvolvimento Alto em Emprego & Renda; 7,2% em Educação; e 1,9% em Saúde.
Segundo o prefeito da cidade, coronel Fábio Cândido, a prefeitura continuará trabalhando para transformar Rio Preto em uma das mais importantes cidades do Estado e do Brasil.
A metodologia do IFDM foi atualizada em 2025 para refletir com mais precisão a realidade do País.
Continua depois da publicidade
Houve revisão nos parâmetros, pesos dos indicadores e metas. A nova estrutura passou a incluir também fatores que vão além da esfera municipal, reconhecendo a importância da atuação conjunta dos três níveis de governo.
Os dados são coletados de fontes oficiais, com periodicidade anual, abrangência nacional e recorte municipal.
Em 2023, a maioria dos municípios (48,1%, ou 2.669) registrou desenvolvimento moderado, com índices entre 0,6 e 0,8.
Continua depois da publicidade
Outros 42,8% (2.376) ficaram na faixa de baixo desenvolvimento, entre 0,4 e 0,6. Somente 4,6% (256) atingiram desenvolvimento alto, enquanto 4,5% (249) estavam em situação crítica.
Desenvolvida pelo Connected Smart Cities, outra pesquisa colocou a cidade de Santana de Parnaíba em 1º lugar como a cidade mais segura do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade