Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Previsão é de construir uma linha com 13 quilômetros de extensão, ligando o terminal Vila Arens a um novo terminal no Jardim Novo Horizonte | Divulgação/BYD
A fabricante chinesa BYD apresentou em Jundiaí, no interior de São Paulo, um projeto de sistema de trem automatizado para a cidade. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (25/4).
Continua depois da publicidade
Chamado de SkyShuttle, o transporte lembra um monotrilho e consiste em um trem com pneus se movendo por uma estrutura em via elevada ou nível da rua, separado do trânsito e demais interferências, de maneira automática, ou seja, sem condutor.
A empresa elaborou, a pedido da Prefeitura de Jundiaí, que é considerada uma das melhores cidades para se viver, um estudo preliminar deste sistema.
A previsão é de construir uma linha com 13 quilômetros de extensão, ligando o terminal Vila Arens a um novo terminal no Jardim Novo Horizonte, passando por 11 estações.
Continua depois da publicidade
A linha será formada por trens com quatro carros, com capacidade de 280 passageiros por viagem, em velocidade de 35 km/h, com paradas de 30 segundos nas estações e tempo de viagem total de 25 minutos.
Segundo a prefeitura, este modelo da BYD é uma boa solução por ser silencioso, eficiente e adaptável a diferentes realidades urbanas, movido a energia elétrica e possuindo uma autonomia de 200 km com recarga em indução.
Estes estudos são a primeira etapa para determinar se o novo sistema SkyShuttle será ou não adotado de forma oficial em Jundiaí.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade