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Cotidiano

Cidade do interior de SP vai instalar câmeras que podem transformar o trânsito

Pesquisa do Demutran vai analisar 16 pontos da cidade para propor intervenções viárias

Thacio Mello

31/10/2025 às 08:00  atualizado em 31/10/2025 às 08:03

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Levantamento vai apontar falhas de fluidez e sugerir soluções em vias movimentadas

Levantamento vai apontar falhas de fluidez e sugerir soluções em vias movimentadas | Divulgação/PMI

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Indaiatuba, no interior de São Paulo, junto da Secretaria de Obras e Vias Públicas, iniciou nesta segunda-feira (27/10) um estudo voltado ao planejamento e gestão do trânsito.

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Ele foi elaborado para acompanhar o comportamento viário em 16 pontos da área urbana, identificar problemas de fluidez de veículos e riscos de acidentes, e planejar soluções possíveis.

O serviço será realizado por empresa especializada em mobilidade urbana e inclui o apontamento das intervenções necessárias nos trechos analisados para a resolução dos conflitos identificados.

Trechos iniciais:

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  • Avenida Francisco de Paula Leite na confluência com avenida Ário Barnabé, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e rua Soldado Antônio Lopes Pereira;
  • Avenida Francisco de Paula Leite na confluência com rua Antônio Barnabé, rua João Batista Nunes Beccari, rua Ouro e rua Arthur Barbarini;
  • Rua Antônio Barnabé, rua Arthur Barbarini, alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, rua Diamante e rua José Carlos Geiss.

Próximos trechos

Ponto de Estudo Interseções/Referências
Avenida Francisco de Paula Leite Avenida Ário Barnabé, avenida Juscelino Kubitschek, rua Soldado Antônio Lopes Pereira
Avenida Francisco de Paula Leite Rua Antônio Barnabé, rua João Batista Nunes Beccari, rua Ouro, rua Arthur Barbarini
Rua Antônio Barnabé Rua Arthur Barbarini, alameda Comendador Doutor Santoro Mirone, rua Diamante, rua José Carlos Geiss
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé Rua João Amstalden
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé Avenida Conceição, avenida Presidente Kennedy, avenida João Ambiel
Avenida Conceição Rua Bernardino Bonavita
Avenida Presidente Vargas Rua Antonio Farinello, rua Ranulfo Fonseca
Avenida Presidente Vargas Acesso à rodovia Santos Dumont (SP-075)
Avenida Visconde de Indaiatuba Entre rua Bolívia e rua Itu
Avenida Francisco de Paula Leite Rua dos Indaiás, rua Eurico Primo Venturini
Rua das Camélias Avenida Francisco de Paula Leite
Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior Rua Pérsio Sampaio Filho, rua Tupaciguara
Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior Rua Tupaciguara, rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim
Rua Soldado João Carlos de Oliveira Júnior Avenida Toshiko Takahara, rua Pedro Savian
Alameda Fundituba Avenida Francisco de Paula Leite, alameda Filtros Mann
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé Avenida Ário Barnabé

Coleta de dados

Para o diagnóstico dos problemas, serão fixadas câmeras de monitoramento nos pontos determinados, posicionadas para uma cobertura integral da área necessária para a visualização dos veículos em trânsito.

Todos os dados coletados por meio da contagem dos movimentos serão processados e apresentados em relatórios detalhados, contendo gráficos de perfil horário, diagramas de fluxo e resultados consolidados em intervalos de tempo predeterminados.

A partir dessas informações, a empresa utilizará softwares de simulação para criar possibilidades de intervenções viárias com base na engenharia de trânsito, voltadas a solucionar problemas de fluidez e oferecer mais segurança aos condutores de veículos que utilizam a via.

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O prefeito Dr. Custódio Tavares informou que se trata de um estudo moderno que utiliza a tecnologia para mapear o comportamento do trânsito e propor soluções.

“Esse é um compromisso que assumi com a população de Indaiatuba e que estou conseguindo colocar em prática. Contratamos este estudo e, a partir dele, vamos planejar futuras intervenções viárias que promovam melhorias na mobilidade urbana de forma eficiente”, declarou.

O secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Dothe Oliveira Lima, reforçou que as câmeras que serão instaladas temporariamente pela empresa não se trata de equipamentos de fiscalização, e sim de monitoramento do trânsito para buscar melhorias.

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