Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Reservatório é capaz de atender mais de 25 mil pessoas em Ubatuba, no litoral de SP | Divulgação/Governo de SP
Ubatuba, no litoral de São Paulo, ganhou da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nesta segunda-feira (27/10) um novo reservatório de água no bairro Perequê-Mirim.
Continua depois da publicidade
Com capacidade para armazenar até 2 milhões de litros de água tratada, o reservatório consegue atender mais de 25 mil moradores e turistas nos bairros de Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Santa Rita e Ribeira.
A entrega ocorre antes da alta temporada, período em que o consumo de água aumenta devido à chegada do verão.
No período de calor, a população de Ubatuba pode se multiplicar em até oito vezes devido ao turismo, segundo informações do Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Por isso, a Sabesp investe R$ 76 milhões na cidade e pretende entregar mais um reservatório metálico em Toninhas, além de ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina.
As obras de ampliação da ETA Carolina aumentarão a produção de água e aprimorarão o processo de tratamento. A capacidade subirá 20%, dos atuais 500 litros por segundo para 600 l/s.
Serão implantadas duas estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento da água até as residências, além da instalação de aproximadamente um quilômetro de novas tubulações para reforçar a distribuição de água tratada.
Continua depois da publicidade
O sistema de abastecimento de Ubatuba também passará por expansão, com a implantação de 12 quilômetros de rede de distribuição e 3.000 novas ligações domiciliares em áreas informais, ou seja, regiões sem regularização fundiária, ampliando o acesso da população à água de qualidade.
Enquanto o litoral se prepara para a alta temporada, o interior paulista também recebe investimentos em infraestrutura hídrica.
Em Porto Feliz, a gestão municipal tem dado atenção à infraestrutura hídrica local. Durante visita às obras de construção de um novo reservatório de 4 milhões de litros, o prefeito Célio Peixoto (Republicanos) anunciou o investimento em mais poços.
Continua depois da publicidade
Além disso, o governador Tarcísio de Freitas acompanhou, em julho, o início das obras de um novo sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O projeto, com previsão de entrega em 2027, pretende garantir mais água para Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, na região de Campinas, interior de São Paulo.
A intervenção pretende beneficiar mais de 200 mil moradores, com destaque para períodos de seca, quando o nível do Rio Jundiaí, atual fonte de captação, fica abaixo do necessário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade