A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 15 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cidade mais antiga do Brasil celebra 494 anos com festa e procissão histórica

Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais antigas do Estado, ocorre nesta sexta (15/8)

Hebert Dabanovich

15/08/2025 às 11:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nesta edição, as festividades do primeiro povoado do Brasil retornam ao Centro Histórico da cidade

Nesta edição, as festividades do primeiro povoado do Brasil retornam ao Centro Histórico da cidade | Divulgação/PMC

A cidade de Cananeia, considerada uma das mais antigas do Brasil e localizada no litoral sul de São Paulo, completou 494 anos na terça-feira (12/8) e tem comemora a data até este sábado (16/8) com programação gratuita e recheada de histórias.

Continua depois da publicidade

Nesta edição, as festividades do primeiro povoado do Brasil retornam ao Centro Histórico da cidade e reúnem atrações musicais, manifestações culturais, esportes, exposições, oficinas e muita fé.

Na terça, as comemorações começaram com o hasteamento das bandeiras e apresentações de alunos da rede pública municipal na Praça Martim Afonso.

Durante o dia, ocorreram corridas de canoa caiçara e exposições artísticas voltadas para a valorização da cultura local.

Continua depois da publicidade

No palco da Praça da Tiduca, foram realizadas apresentações de fandango caiçara, bandas regionais, shows de artistas locais e momentos de louvor.

A programação teve ainda shows de Rogerinho e sua Trupe, Legião Urbana Cover, grupos culturais, fanfarras e apresentações de alunos das Oficinas Culturais e da Escola Municipal de Música e Artes Maestro Ernesto Mateus Guimarães.

Procissão e concurso de barcos

Nesta sexta-feira (15/8), ocorre a 116ª Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais antigas do Estado.

Continua depois da publicidade

Considerado o ponto alto da programação, Segundo a prefeitura da cidade, a procissão foi organizada pela Paróquia São João Batista e terá cortejo terrestre e marítimo, além do tradicional concurso de barcos decorados, que poderá ser acompanhado a partir da avenida Beira Mar.

Além disso, a programação terá cascata de fogos, campeonato de capoeira, oficinas culturais e danças típicas. A programação completa está no site da prefeitura.

Serviço

  • Local: Praça da Tiduca, Píer Municipal, Casa Caiçara e outros pontos icônicos do centro histórico da cidade
  • Data: Até sábado (16/8) 
  • Entrada Gratuita

Outro aniversário

Também neste mês, a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, completou 196 anos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados