Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lavras Novas preserva sua história colonial, ruas de pedra, casinhas coloridas, igrejas centenárias, e uma atmosfera de interior quase cinematográfica | Divulgação/Prefeitura de Ouro Preto
A cidade de Lavras Novas, em Ouro Preto, voltou a ser palco na última semana após receber um dos eventos mais aguardados de sua agenda cultural: o Festival Prazeres das Doninhas, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro, em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é organizada pela Associação Pró-Lavras, formada exclusivamente por mulheres da comunidade, em parceria com a liderança cultural Preta da Chapada, que trouxe sua experiência em festivais gastronômicos da região para apoiar a retomada da festa.
O local em Minas Gerais, que possui menos de dois mil habitantes, é considerado informalmente como a "capital da tranquilidade", pois possui uma atmosfera serena e um tempo que desafia as expectativas.
Lavras Novas preserva sua história colonial, ruas de pedra, casinhas coloridas, igrejas centenárias, e uma atmosfera de interior quase cinematográfica.
Continua depois da publicidade
Fundada no começo do século 18, durante o ciclo do ouro, a vila ganhou esse nome pelas “novas lavras”, devido às minas recém-descobertas naquela época.
Vilarejo está a cerca de 17 quilômetros de Ouro Preto, no alto da Serra do Espinhaço, a uma altitude que varia entre 1,2 mil e 1,5 mil metros acima do nível do mar, altitude que ajuda a sustentar um clima pouco comum no Brasil.
Mesmo quando o resto do País sofre com o calor, o vilarejo costuma manter temperaturas amenas, com noites frias e dias que raramente ultrapassam os 20 °C. Turistas que visitam o local relatam que, mesmo em pleno verão, o clima exige casacos ao amanhecer ou à noite.
Continua depois da publicidade
A localização serena, entre vales, montanhas e cachoeiras preservadas, contrasta com a preservação da tranquilidade, embora feriados e temporadas turísticas façam com que a população multiplique.
Lavras Novas possui um clima tropical de altitude, com verões chuvosos e invernos secos e frios, especialmente durante a noite. É recomendável levar agasalhos durante a visita, especialmente nos meses de junho e julho, quando as mínimas podem cair para cerca de 11°C.
Durante o ano, as mínimas em dezembro e janeiro, no pico do verão, ficam em torno de 18°C.
Continua depois da publicidade
O vilarejo é agradável o ano todo, mas muitos preferem o outono e o inverno, quando o clima é ainda mais ameno e propício para lareiras e fondues nas pousadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade