Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Bernardo registrou taxa de homicídios de 6,2 ficando atrás apenas de São José dos Campos, no interior de SP | Divulgação/PMSBC
A cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, se destaca no País ao ser eleita a segunda mais segura do Brasil entre os municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes.
Continua depois da publicidade
Os dados são do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, da startup brasileira especializada no setor imobiliário My Side, e baseados no Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo, divulgado nesta segunda-feira (3/11), usa como principal indicador a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, utilizando os dados de todos os óbitos ocorridos entre janeiro e novembro de 2024 no Brasil.
São Bernardo registrou uma taxa de homicídios de 6,2. Entre as cidades com 500 mil até 1 milhão de habitantes, o município ficou atrás apenas de São José do Campos, no interior de São Paulo, com um índice de 5,7.
Continua depois da publicidade
Já em relação ao ranking que contabiliza todas as cidades com mais de 100 mil residentes, São Bernardo também é a melhor colocada da região, em 21º lugar. Entre as 30 mais seguras do País, São Caetano do Sul ficou na 28ª posição, com índice de 7,2.
São Caetano tinha a segunda melhor renda nominal média do Brasil em 2022, segundo o Censo Demográfico 2022 divulgado no início de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Levando em questão a segurança de uma população, a plataforma ressaltou que há outros indicadores para serem levados em questão, mas a falta de números que abrangem todo o território nacional atrapalha esse tipo de pesquisa.
Continua depois da publicidade
Brusque, em Santa Catarina, ficou com o primeiro lugar com taxa de 1,4. Na sequência aparecem as também catarinenses Jaraguá do Sul e Tubarão com índices de 2,2 e 2,8, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade