Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Medida preventiva, segundo os organizadores, procura evitar qualquer risco de contaminação e prejuízos à cadeia produtiva da avicultura | Divulgação
A 64ª edição da tradicional Festa do Ovo de Bastos, no interior de São Paulo, foi cancelada nesta quarta-feira (16/7), devido à confirmação de casos de gripe aviária em aves domésticas e silvestres no estado de São Paulo. A notícia foi dada por uma live no Instagram da prefeitura.
Continua depois da publicidade
O evento, normalmente comemorado em julho, foi adiado para o período de 27 a 31 de agosto e, agora, cancelado de forma definitiva.
Para esta edição estavam confirmados os cantores: Tony Alysson, Anderson Freire, Hugo & Tiago, Paula Fernandes, Lucas Lucco e Zé Henrique e Gabriel.
A medida preventiva, segundo os organizadores, procura evitar qualquer risco de contaminação e prejuízos à cadeia produtiva da avicultura, uma das principais fontes econômicas da cidade.
Continua depois da publicidade
Até o momento, não há registros de casos da doença em granjas comerciais de Bastos, mas focos da Influenza Aviária já foram confirmados em duas galinhas de criação particular na Grande São Paulo e em um peru que vivia em um condomínio em Sorocaba.
Em nota oficial, a prefeitura de Bastos, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba) e o Sindicato Rural da cidade destacaram que a decisão “prioriza a segurança sanitária e a sustentabilidade da avicultura local”.
A cidade de Bastos é considerada a “Capital do Ovo”, com cerca de 11 milhões de galinhas e responsável por 15% da produção nacional de ovos.
Continua depois da publicidade
A Festa do Ovo é um dos principais eventos do setor avícola no Brasil e reúne milhares de visitantes todos os anos. Não há previsão de nova data para realização da festa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no início de julho, o início dos testes em humanos da vacina contra gripe aviária pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade