Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estado de emergência tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução dos indicadores epidemiológicos na cidade | Freepik
A Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, decretou emergência em saúde pública nesta segunda-feira (19/5), após o avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, principalmente em crianças.
Continua depois da publicidade
O decreto nº 20.472/2025, publicado no Diário Oficial do Município, procura reforçar a capacidade da rede de saúde para evitar a desassistência da população mais vulnerável. O estado de emergência tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução dos indicadores epidemiológicos na cidade.
A principal preocupação é com o número elevado de crianças internadas com quadros respiratórios graves.
Com o decreto, foi instalado o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba, que vai coordenar o monitoramento e a gestão da crise.
Continua depois da publicidade
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde Dr. Sérgio Pacheco, a declaração de emergência permite a adoção de medidas excepcionais e temporárias, como reforço de equipes médicas, ampliação de leitos e flexibilização em processos de contratação e aquisição de insumos. Também possibilita acesso a recursos federais destinados ao enfrentamento da crise.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, até este domingo (18/5), foram hospitalizadas 307 pessoas por SRAG em Piracicaba em 2025. Desse total:
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento em todas as salas de vacina da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. No próximo sábado (24), a Secretaria de Saúde vai organizar pontos volantes de vacinação, com locais a serem divulgados em breve.
Continua depois da publicidade
Até o momento, 43.200 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Piracicaba, sendo 24,85% destinadas a gestantes, idosos e crianças. A meta é imunizar 90% do público-alvo.
Já em Santo André, no ABC Paulista, se iniciou nesta segunda-feira (19/5) a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. A medida amplia o público-alvo da campanha, que até então era restrita a grupos prioritários.
A secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com sinais de agravamento, os moradores devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade