Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ocorrências com escorpiões aumentam durante o verão, já que o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento de aracnídeos | Toninho Tavares/Agência Brasília
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) emitiu um alerta para o aumento no número de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos no Estado.
Continua depois da publicidade
Na região de Bauru, no interior de São Paulo, o Departamento Regional de Saúde (DRS) já contabiliza 1.957 casos em 2025, uma média de cerca de 269 por mês. Em todo o ano de 2024, foram 3.296 registros na cidade, o que representa uma média de 270 casos por mês.
Promissão, também no interior, apresenta números elevados, com 131 casos em 2025, e Jaú aparece logo atrás, com 132 casos.
O DRS de Bauru abrange pouco mais de 70 cidades, das quais aproximadamente 50 já tiveram registros de acidentes com escorpiões em 2025. Entre elas estão Bauru e Botucatu.
Continua depois da publicidade
No DRS de Marília foram registrados 1.498 casos em 2025, o que representa uma média de 206 por mês. Entre os municípios com mais registros neste ano estão Tupã, com 209 casos, Marília, com 150, e Santa Cruz do Rio Pardo, com 99.
A regional atende cerca de 60 cidades, sendo que cerca de 40 já apresentaram notificações de acidentes em 2025. Somando as duas regiões, são 3.455 ocorrências com escorpiões, uma média 475 por mês.
A SES-SP reforça que, em caso de picada, a recomendação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Levar uma foto do animal pode ajudar na identificação da espécie, mas capturá-lo não é necessário e pode ser perigoso.
Continua depois da publicidade
Os principais sintomas da picada são dor intensa no local e agitação.
Os escorpiões costumam se esconder fora de casa, em terrenos baldios, construções abandonadas, entulhos, pilhas de madeira e lixo, mato e saídas de esgoto. Dentro de casa, podem estar em sapatos, roupas, caixas de brinquedo, toalhas e ralos.
Dicas de prevenção:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade