Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os novos índices da conta de luz entrarão em vigor a partir do dia 23 de outubro | EDUARDO TOLEDO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (18) o reajuste médio de 8,05% na tarifa de energia dos clientes da EDP São Paulo, distribuidora que atende 2 milhões de unidades consumidoras em São Paulo (SP).
Continua depois da publicidade
Os novos índices entrarão em vigor a partir do dia 23 de outubro. O reajuste, por categoria de consumidor, será de:
O reajuste foi influenciado, principalmente, pelos encargos setoriais e pelos custos para comprar e distribuir energia.
Já a devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores no passado e o aporte da Eletrobras privatizada em um fundo setorial ajudaram a atenuar o reajuste, em especial para os consumidores residenciais e demais conectados em baixa tensão.
Continua depois da publicidade
Funcionamento
As tarifas das distribuidoras de energia são reajustadas anualmente, na data de aniversário do contrato da concessão.
Para decidir o índice de reajuste, a Aneel leva em conta custos da distribuidora, como compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais e dos efeitos financeiros.
Continua depois da publicidade
Eventualmente, há medidas que podem atenuar o impacto tarifário, caso neste ano da devolução de tributos pagos a mais pelos clientes das distribuidoras. Essas medidas mitigadoras, porém, são temporárias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade