Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Revelação veio após observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA | NASA, ESA, David Jewitt; Joseph DePasquale
Um cometa recém-descoberto, batizado de 3I/ATLAS, pode ter 7 bilhões de anos, o que o tornaria mais antigo que o próprio Sistema Solar.
Continua depois da publicidade
A revelação veio após observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, que identificou uma composição química nunca vista antes em cometas desse tipo.
Descoberto em julho pelo sistema ATLAS, o cometa foi observado também no dia 6 de agosto. Este é o terceiro objeto interestelar já identificado passando pelo Sistema Solar, além de ser o mais rápido deles.
Os novos dados revelaram uma proporção muito maior de dióxido de carbono (CO) em relação à água, algo nunca registrado em cometas. A descoberta pode ajudar a entender não só a origem do objeto, como também os ambientes em que ele foi formado fora do nosso sistema.
Continua depois da publicidade
O que já se sabe sobre o 3I/ATLAS:
A alta concentração de CO levanta duas hipóteses principais. Confira:
O 3I/ATLAS tem cerca de 7 bilhões de anos, ou seja, é mais antigo que o próprio Sistema Solar. Ele teria vindo de uma região antiga da Via Láctea conhecida como “disco espesso”, funcionando como uma verdadeira cápsula do tempo cósmica.
Continua depois da publicidade
As observações devem continuar enquanto o objeto atravessa o sistema solar, antes de retornar ao espaço interestelar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade