Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Foto mais clara do 3I-Atlas, cometa interestelar que viaja pelo Sistema Solar/Crédito: Nasa, ESA, David Jewitt (UCLA); Image Processing: Joseph DePasquale (STScI) | Nasa e outros institutos
Um cometa vindo de outra estrela passará entre Terra e Marte ainda neste ano. Nesta semana, o telescópio espacial Hubble capturou a melhor imagem do objeto até agora.
Continua depois da publicidade
Conhecido como 3I-Atlas, o cometa foi descoberto no mês passado no Chile e é apenas o terceiro objeto interestelar conhecido a passar pelo sistema solar, o que o torna raríssimo.
Os cientistas dizem que o objeto de até 320 metros de diâmetro não representa qualquer ameaça à Terra. O flagra divulgado nesta semana foi feito em 21 de julho, quando o objeto estava a 445 milhões de quilômetros da Terra.
Ele viaja a uma velocidade impressionante de 209 mil quilômetros por hora.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que que o cometa permaneça visível para telescópios até setembro, antes de ser ofuscado pela proximidade com o Sol. Ele reaparecerá no outro lado da nossa estrela no início de dezembro.
Nenhum cientista ainda sabe de onde o cometa veio. Pesquisadores estimam que ele viajou pelo espaço interestelar por bilhões de anos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade