Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Zonas costeiras ganham destaque no nono dia de COP30 | Toniho Castro | Gazeta de S. Paulo
A COP30 reúne a comunidade climática para discutir a proteção de ecossistemas vitais para o mundo: os oceanos, zonas costeiras e florestas, nesta terça-feira (18/11).
Continua depois da publicidade
O 9º dia de conferência busca impulsionar transformações estruturais para proteger a natureza junto às populações mais afetadas pelos impactos climáticos.
Durante o primeiro horário, das 10h às 12h, ocorreu a reunião ministerial Cumprindo Compromisso com o Oceano.
Nela, foi apresentado o progresso global do Desafio Azul da NDC, iniciativa lançada pelo Brasil e pela França em julho deste ano para incluir os oceanos de forma proeminente no centro das ações climáticas.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, a mesa redonda Conectando Agendas de Ação da COP16 à COP30 buscou fortalecer as sinergias entre as agendas de clima, terra e biodiversidade.
À tarde, começaram os discursos da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, e de Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação na Presidência da COP30.
No decorrer do dia, está previsto o lançamento da Aliança de Implementação das NAPs, que fortalece a colaboração em torno das prioridades nacionais de adaptação, programado para ocorrer entre 14h e 15h30.
Continua depois da publicidade
Quase ao mesmo tempo, entre 14h30 e 16h, o Balanço Ético Global reforça a necessidade de justiça e responsabilidade compartilhadas.
Ao fim do dia, às 18h, está prevista uma coletiva de imprensa da Presidência da COP30.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade