Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
NDCs serão usadas como embasamento para guiar negociações climáticas | Danilo Verpa | Folhapress
No primeiro dia da convenção climática das Nações Unidas (COP30), o número de entregas das metas climáticas chegou a 110.
Continua depois da publicidade
As Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), representam o plano de ação nacional de cada país contra a crise climática.
Esse total, representa 71% das emissões globais do efeito estufa.
O levantamento foi feito pela plataforma Climate Watch, plataforma online de dados sobre mudanças climáticas World Resouces Institute (WRI).
Continua depois da publicidade
O número representou um salto nesta segunda-feita (10/11), por conta da inclusão dos 27 países membros da União Europeia. Até o fim da semana passada, apenas o documento do bloco econômico tinha sido contabilizado.
A NDC da União Europeia vale para todos os países do grupo, que submeteram uma cópia do mesmo documento individualmente.
Conforme determinação do Acordo de Paris, os planos precisam ser atualizados pelos 195 signatários a cada cinco anos.
Continua depois da publicidade
Dentre os atuais dez maiores poluidores, Índia, Irã e Arábia Saudita ficaram de fora da lista de entrega.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre a Mudança do Clima (UNFCC) estima que se as metas forem atingidas, as emissões de carbono devem cair em 12% até 2035, em comparação com o patamar de 2019.
Ainda sim, o valor é bem abaixo do esperado para manter a temperatura global em 1,5 °C até o final do século. De qualquer forma, o relatório aponta que o cenário estaria pior sem as medidas adotadas nas últimas décadas.
Continua depois da publicidade
As NDCs servirão de base para os países retomarem as negociações climáticas durante a COP30. Porém, a falta de emissão e o corte de emissões necessárias são pontos que podem ser incluídos na agenda oficial das negociações.
O tema já foi solicitado pelo bloco de países que não possuem um continente — compostos por ilhas —, que são mais afetados pelo aumento das temperaturas. Decisões sobre esse outros assuntos devemos ser tomadas até quarta-feira (12/11).
**Texto com informações do jornal Folha de S. Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade