Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lula posa ao lado de voluntários da COP30, em Belém | Ricardo Stuckert/Agência Brasil
A COP30, a conferência do clima das Nações Unidas, começou nesta segunda (10/11) com discurso oficial de abertura por volta de 11h30, comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento vai até a sexta-feira (21/11).
Continua depois da publicidade
Durante o período, líderes mundiais, cientistas e a sociedade civil discutirão o que fazer agora para o futuro do planeta. A expectativa é que os 50 mil participantes descubram caminhos para transformar os discursos em planos concretos, com metas, prazos e recursos definidos.
O encontro ocorre 10 anos após o Acordo de Paris, quando quase 200 países chegaram a um acordo sobre as metas contra o aquecimento global. Uma das ausências mais marcantes é a do governo dos Estados Unidos – que, aliás, saiu do Acordo de Paris após a posse do presidente Donald Trump, em janeiro deste ano.
Neste primeiro dia de evento, está planejado o lançamento de um pacote multibilionário de inovação agrícola. Há também agendas relacionadas a um encontro ministerial sobre fome e pobreza como pilares da justiça climática, e o lançamento do Green Digital Action Hub, que conecta transição verde e transformação digital.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, a Cúpula dos Líderes uniu 57 chefes de Estado e serviu como uma pré-COP. O destaque do encontro foi o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFF), idealizado pelo Brasil.
O mecanismo tem a pretensão de pagar países tropicais por manterem florestas em pé e já soma 5,5 bilhões de dólares em compromissos, destinando 20% a povos indígenas e comunidades tradicionais.
O Brasil pretende chegar a 10 bilhões de dólares até 2026.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade