Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
COP30 chegou nesta terça a momento decisivo da cúpula do clima | Toninho Castro/Gazeta de S.Paulo
Os debates da COP30, a conferência do clima das Nações Unidos, entraram em um momento decisivo nesta terça-feira (18/11) em busca de um consenso para o documento final. A expectativa é que a cúpula termine na sexta-feira (21/11).
Continua depois da publicidade
O objetivo é entregar a tempo o Pacote de Belém, conjunto de acordos que a COP quer anunciar ainda nesta semana. Já houve casos em que as conferências se alongaram por falta de um acordo definitivo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a Belém nesta quarta-feira (19/11). O mandatário deve se reunir com autoridades da ONU para debater definições.
O presidente da COP, André Corrêa do Lago, enviou uma carta aos negociadores do evento para pedir uma cooperação renovada e a formação de um mutirão para acelerar as negociações e concluir o Pacote de Belém.
Continua depois da publicidade
A carta diz que a meta é concluir a maior parte dos trabalhos ainda nesta terça para que a plenária final aconteça no meio da semana.
Lula rebateu nesta terça a fala do chanceler alemão Friedrich Merz com críticas à capital paraense.
O petista se referiu a um pronunciamento de Merz na última quinta-feira (13/11), quando o chanceler afirmou que a comitiva alemã na COP30 ficou contente em deixar Belém
Continua depois da publicidade
"Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará, deveria ter dançado no Pará, ele deveria ter provado a culinária do Pará, porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, afirmou.
Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), usou as redes sociais nesta terça-feira (18/11) para disparar contra o chanceler alemão Friedrich Merz, a quem chamou de “nazista” e “filhote de Hitler vagabundo”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade