Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ministra Marina Silva participa da COP30, em Belém | Felipe Werneck/MMA
A COP30, a conferência do clima das Nações Unidas, entra na segunda semana nesta segunda-feira (17/11) com a intenção, por parte de boa parte dos líderes mundiais, de aprofundar os debates em busca de acordos multilaterais.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques será a coletiva de imprensa do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na coletiva, a partir das 14h, ao lado do presidente da COP30, André Corrêa do Lago.
A pauta analisa como os debates que ocorrem em Belém poderão, de fato, se transformar em políticas reais ao redor do mundo, gerando impacto global.
Segundo a organização, “isso significa fortalecer compromissos para proteger florestas, garantir os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, e expandir soluções baseadas na natureza como pilares essenciais do progresso global”.
Continua depois da publicidade
No foco do dia, o financiamento de florestas também estará em pauta. Nesta segunda, ainda conforme a organização, os líderes avançarão em negociações por meio do Tropical Forest Financing Fund (TFF), um fundo internacional proposto pelo Brasil para financiar a conservação de florestas tropicais.
Ao mesmo tempo, os governos contribuintes se mobilizam em apoio ao Fundo de Adaptação, para ampliar a resiliência de países vulneráveis.
O dia continua com o lançamento do Bioeconomy Challenge, que pretende transformar princípios do G20 em caminhos práticos para uma sociobioeconomia global (modelo que integra sustentabilidade, sociedade e economia).
Continua depois da publicidade
Neste domingo (16/11), chegou ao fim a Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP que debate os anseios de populações ao redor do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade