A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 22 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Corte de água em SP é ampliado à noite e reservatórios preocupam

Arsesp também determinou que a Sabesp faça o gerenciamento de pressão da água no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos

Yasmin Gomes

22/09/2025 às 09:00  atualizado em 22/09/2025 às 09:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Uma das recomendações é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa durante o banho

Uma das recomendações é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa durante o banho | Pxhere

Para preservar os níveis dos mananciais, o Governo de São Paulo adotará novas medidas restritivas a partir desta segunda-feira (22/8).

Continua depois da publicidade

Por deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), a Sabesp aumentará de oito para 10 horas o período de gestão de demanda noturna (GDN) de água na Grande São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. 

A partir desta segunda, a medida temporária será aplicada das 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.

A primeira fase da GDN, implantada no dia 27 de agosto com duração de oito horas, cumpriu o resultado esperado, conforme dados do boletim interagências. A economia prevista era de 4 m³/s, e o volume alcançado foi de 4,2 m³/s.

Continua depois da publicidade

Segundo a Sabesp, foram economizados 7.257.600.000 litros de água, volume suficiente para abastecer mais de 800 mil pessoas durante um mês, equivalente a uma cidade como São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A medida evitou uma queda maior do nível dos mananciais.

No entanto, diante dos eventos climáticos e cenário de chuvas abaixo do esperado, foi preciso ampliar o período para a recuperação dos reservatórios.

O boletim indica que o Sistema Integrado Metropolitano (SIM), responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, opera com 32,8% do seu volume útil, índice 7,7 pontos percentuais inferior ao registrado em 2021.

Continua depois da publicidade

Os sistemas Cantareira e Alto Tietê, que concentram cerca de 80% da capacidade do SIM, registram 30,3% e 26,1% de armazenamento, respectivamente. A média de queda na última semana foi de 0,26% ao dia.

Novas obras

Segundo a Sabesp, entre este ano e 2027, serão adicionados 5.700 litros por segundo de água bruta às represas, ou seja, novas fontes para alimentar os mananciais.

Uma delas é a transferência de água do rio Itapanhaú para o Sistema Alto Tietê, que está em operação assistida. A água bruta é captada no Rio Sertãozinho, próximo ao Parque Estadual Serra do Mar, e é levada por meio de adutoras por nove quilômetros até desaguar na represa Biritiba, que faz parte do sistema Alto Tietê.

Continua depois da publicidade

A nova estrutura está bombeando 300 litros por segundo desse rio para uma das represas do sistema. Está sendo instalada a linha de transmissão de energia que permitirá que a estrutura opere em potência máxima. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026, adicionando mais 1.700 l/s.

Outra transferência de água bruta é a interligação Billings-Taiaçupeba, que vai transferir 4.000 litros por segundo entre essas duas represas. O investimento de R$ 500 milhões entrará em operação no começo de 2027.

Além disso, a empresa ampliará a capacidade de tratamento em 1.500 litros por segundo por meio da ampliação da capacidade da ETA Rio Grande, que produzirá mais 500 litros por segundo até o fim de 2026; e da revitalização e ampliação da ETA Baixo Cotia, que gerará mais 1.000 l/s, também até o fim do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Dicas para economizar água

  • Tome banhos mais curtos e feche a torneira ao se ensaboar; 5 minutos são suficientes para uma boa higiene;
  • Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada. Abra somente quando for mesmo necessário;
  • O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira ou acionado à toa, pois consome muita água
  • Evite jogar papel higiênico no vaso sanitário para não causar entupimentos;
  • Antes de lavar a louça, retire os restos de comida dos pratos, talheres e panelas;
  • Deixe a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e abra somente no momento de enxaguar;
  • Caso tenha máquina de lavar louça, ligue apenas quando estiver cheia;
  • Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez;
  • A água que sai da máquina de lavar pode ser útil em outras atividades, como lavar a calçada, a varanda ou outra parte da casa;
  • Use vassoura e não mangueira para limpar a calçada, o quintal ou outras áreas da sua casa;
  • Ao cuidar das plantas, use um regador;
  • Se tem piscina, faça a limpeza e a manutenção com produtos adequados. Assim evita fazer trocas frequentes de água;
  • Se precisar lavar o carro, use balde ao invés de mangueira;
  • Sempre verifique se seu chuveiro, vaso sanitário, tanque ou torneiras apresentam vazamentos;
  • A instalação de arejadores e redutores de pressão também colabora com a economia, fazendo com que torneiras e chuveiros gastem menos água.

Fonte: Sabesp

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados