A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 23 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Corte por quem luta: o que seu cabelo pode significar no Outubro Rosa

Doe cabelo, doe autoestima. Em meio ao tratamento oncológico, um fio pode ser um abraço e uma peruca, um recomeço

Julia Teixeira

23/09/2025 às 18:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Um corte simples de cabelo pode ser o apoio que uma mulher em tratamento de câncer precisa

Um corte simples de cabelo pode ser o apoio que uma mulher em tratamento de câncer precisa | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Historicamente, o cabelo desempenha uma função importante para a construção de uma sociedade como um todo. Desde movimentos políticos com os Black Panther (nos Estados Unidos) até em mitos históricos como Sansão, Afrodite e Medusa, o cabelo é sinônimo de beleza, força, poder, cultura e identidade. 

Continua depois da publicidade

Olhando por essa perspectiva, é possível entender o porquê de os cabelos terem tanto impacto na vida das pessoas e na forma como elas se enxergam e se mostram para o mundo. 

Um estudo da Head & Shoulders Brasil, de 2024, com mais de 1.300 entrevistas, mostrou que 85% das mulheres entrevistadas afirmam que o cabelo ajuda, sim, na autoestima. Outra pesquisa, publicada pela Universidade de Yale, mostrou que mulheres que estão satisfeitas com seus cabelos têm uma visão mais positiva de si. 

As mechas de doação devem ter no mínimo 20 cm. Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
As mechas de doação devem ter no mínimo 20 cm. Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
O cabelo é fator importante para a autoestima das mulheres. Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil
O cabelo é fator importante para a autoestima das mulheres. Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

O impacto do cabelo durante o tratamento de câncer

É de comum senso que, durante o tratamento de câncer com quimioterapia, os cabelos e outros pelos corporais caem. Isso se dá pelo fato de que a quimioterapia atinge células com ritmo acelerado de crescimento, como as células cancerígenas. 

Continua depois da publicidade

No entanto, células saudáveis do corpo que possuem altas taxas de divisão também são atingidas, como as células sanguíneas, as células da mucosa intestinal e dos cabelos.

Cerca de 90% dos cabelos encontram-se na fase ativa de crescimento. Quando essas células são atingidas pela quimio, o fio de cabelo para de crescer, afina e quebra facilmente pela raiz.

Esse processo causa grandes impactos negativos em pacientes que estão na luta contra o câncer, afetando a autoestima e, até mesmo, desenvolvendo ansiedade. E um dos jeitos que essas mulheres encontram para superar essa fase difícil e dolorosa é usar perucas.

Continua depois da publicidade

Como doar

Em várias partes do Brasil, existem ONGs e hospitais que recebem doações de cabelos para confecção de perucas.

Em São Paulo, os hospitais A.C. Camargo Cancer Center e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aceitam doações de forma presencial ou por envio (via Correios).

Em Belo Horizonte, a Santa Casa BH e a ONG Fio de Luz aceitam doações feitas pela provedoria da Santa Casa BH, no setor de Responsabilidade Social.

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quais cabelos podem ser doados

Não importa se seu cabelo é liso, cacheado, crespo, tingido, com ou sem química, o importante é que a mecha tenha no mínimo 20 cm. Você pode cortar em casa ou no salão, basta apenas amarrar bem a mecha para que o cabelo seja inteiramente entregue para a doação. 

Em São Paulo, o projeto social Cabelegria recebe doações de cabelo de todo o Brasil e, de forma gratuita, distribui perucas para o País todo. Eles possuem pontos de coleta no estado de São Paulo, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. 

Eles também possuem o Banco de Perucas Móvel - um caminhão customizado com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida - que circula pela cidade de São Paulo realizando um cronograma de ações solidárias.

Continua depois da publicidade

No banco, são oferecidos cortes de cabelos gratuitos para quem doar, além de doação de perucas e kits para crianças e mulheres com câncer, que encontram ali um ambiente acolhedor, onde podem experimentar perucas até encontrar a ideal.

No site do projeto, www.cabelegria.org, os interessados encontram todas as informações sobre os pontos de coleta. Para quem não pode ir ou não mora nas localidades disponíveis, é possível enviar as mechas de cabelo para o endereço: A/C Cabelegria, Caixa Postal 75207, São Paulo/SP, CEP 02415-972.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados