A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 16 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Coruja gigante perde asa após ataque cruel no ABC Paulista

Considerada a maior coruja do Brasil, ave teve a asa seriamente lesionada e não poderá voltar à natureza

Matheus Herbert

15/07/2025 às 18:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Coruja jacurutu foi encontrada com a asa gravemente ferida por linha de pipa com cerol

Coruja jacurutu foi encontrada com a asa gravemente ferida por linha de pipa com cerol | Divulgação

O Departamento de Bem-Estar e Proteção Animal de Santo André, no ABC Paulista, resgatou nesta segunda-feira (14/7) uma coruja jacurutu (Bubo virginianus), considerada a maior coruja da espécie no Brasil.

Continua depois da publicidade

O animal foi encontrado com a asa gravemente ferida por linha de pipa com cerol (linha cortante) nas proximidades da empresa Braskem, no Polo Petroquímico de Capuava. 

Segundo a prefeitura de Santo André, o resgate foi solicitado pelos próprios funcionários da empresa, que localizaram a ave caída e com dificuldade para se locomover.

Características da espécie 

A coruja jacurutu, também conhecida como corujão-orelhudo, pode chegar a 60 centímetros de comprimento e é uma das maiores corujas das Américas. 

Continua depois da publicidade

Com olhos alaranjados, canto grave e notáveis tufos de penas na cabeça que lembram orelhas, é uma ave de rapina, de hábitos noturnos, e desempenha papel essencial no controle populacional de roedores e pequenos vertebrados.

Asa será amputada

Ainda segundo a prefeitura, devido à gravidade do ferimento, os veterinários constataram que a asa da coruja não poderá ser recuperada e precisará ser amputada. Por conta disso, o animal não terá condições de retornar à vida em liberdade. A ave foi encaminhada para cuidados veterinários no Parque Municipal Estoril, em São Bernardo do Campo, também no ABC Paulista.

"Infelizmente, esse tipo de acidente tem se tornado cada vez mais comum. A linha de pipa com cerol não só coloca em risco a vida das pessoas, mas também representa uma ameaça silenciosa à fauna silvestre urbana. Aproveito para reconhecer o trabalho comprometido da nossa equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, que atua com sensibilidade e profissionalismo em cada resgate", afirma o secretário de Saúde de Santo André, Pedro Seno.

Continua depois da publicidade

Em caso de encontro com aves feridas, a orientação é não tentar resgatá-las ou manipulá-las. O ideal é acionar o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal pelo telefone 4433-1958.

Atendimento no ABC Paulista 

Os tutores de pet do ABC Paulista agora contarão com um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Animal. A lei foi aprovada e publicada na última sexta-feira (4/4).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados